Você está aqui: Página Inicial > Viver Bem > Saúde bucal > Diretrizes de saúde bucal

Diretrizes de saúde bucal

por David Teles Ferreira publicado 28/08/2018 17h31, última modificação 28/02/2019 14h37

Promover ambientes saudáveis é fundamental para a implementação de medidas de saúde bucal no local do trabalho. Tais medidas abordam ações de promoção, prevenção e, em alguns casos, até de recuperação da saúde bucal, pois tem reflexo na saúde geral e qualidade de vida do servidor.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, para a promoção da saúde bucal, sejam implementadas intervenções que abordem tanto fatores de proteção associados à: alimentação adequada, com baixo consumo de açúcares; e ingestão adequada de frutas e hortaliças; como fatores de risco associados à: redução do cigarro, do uso de tabaco sem fumaça, e redução do consumo de álcool.

Nesse sentido, as diretrizes de saúde bucal para a Promoção da Saúde do Servidor Público Federal foram publicadas pelo MP, por meio da Portaria SGP MP nº 6, de 23 de outubro de 2012, e integram o conjunto de ações da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). 

O objetivo dessas diretrizes é ampliar o conhecimento, a conscientização, a co-responsabilidade e a autonomia dos servidores, por intermédio de ações que priorizam a educação, a prevenção dos riscos à saúde bucal e a melhoria das condições e da organização dos processos de trabalho.


Saiba Mais

Os problemas decorrentes da ingestão exagerada de açúcar vão muito além de processo odontológico, como a cárie, tão comum entre os brasileiros. Saiba mais

Mau hálito atinge 40% da população mundial; saiba como tratar

Dia Nacional da Saúde Bucal 

Pausa para saúde – Saúde Bucal