Você está aqui: Página Inicial > Viver Bem > Mente > Diretrizes de saúde mental

Diretrizes de saúde mental

por David Teles Ferreira publicado 28/08/2018 17h47, última modificação 28/02/2019 14h38

“Saúde Mental e Trabalho” é um tema estudado e abordado há algumas décadas em diferentes espaços ocupacionais. É certo que a estreita relação entre esses temas acarreta em consequências diretas na saúde dos trabalhadores, nas relações e nos processos de trabalho. O servidor público federal, enquanto trabalhador, também está vulnerável às interferências da subjetividade das relações estabelecidas consigo, com os colegas e com os processos de trabalho.

A promoção da saúde mental envolve ações que melhoram o bem-estar psicológico e promovam a criação de ambientes saudáveis. As políticas nacionais de saúde mental se preocupam tanto com os transtornos mentais quanto com as questões mais amplas de promoção à saúde. Deve estar integrada a políticas e programas governamentais e não-governamentais, com setores da saúde, educação, trabalho, justiça, transporte, meio ambiente, habitação e bem-estar.

Foram publicados os “Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental na Administração Pública Federal”, por meio da Portaria SRH MP n° 1.261, de 5 de maio de 2010, com o objetivo de oferecer parâmetros e diretrizes aos servidores públicos federais, profissionais de saúde e gestores na elaboração de projetos e programas de atenção à saúde mental


Saiba Mais

Dançar faz bem ao corpo, à alma e à mente 

Suicídio pode ser prevenido. Saiba como ajudar

Práticas integrativas ajudam contra a depressão 

Transtornos mentais são a 3ª principal causa de afastamentos de trabalho

Como identificar um ataque de pânico?

Benefícios do yoga para reduzir a ansiedade 

3 dicas para cuidar da saúde mental