Você está aqui: Página Inicial > Viver Bem > Aposentadoria > Planeje sua aposentadoria e viva bem essa fase da vida

Planeje sua aposentadoria e viva bem essa fase da vida

por David Teles Ferreira publicado 28/08/2018 18h00, última modificação 23/11/2018 15h48
Autoria: Cristineide Leandro França

A aposentadoria é um importante evento no ciclo da vida e marca o início de uma nova fase em que o trabalho não é mais dominante. A saída do mercado de trabalho em decorrência da aposentadoria constitue uma grande mudança na vida do servidor e esse processo nem sempre é tranquilo, tendo em vista que cada trabalhador vivencia a aposentadoria de forma diferenciada. Para alguns, aposentar significa uma experiência positiva que pode levar a novos objetivos, oportunidades, interesses e realização de sonhos. Para outros, aposentar é algo negativo, associado ao sentimento de ociosidadade, inutilidade e perda da capacidade funcional. Segundo os especialistas no assunto, a percepção negativa sobre essa fase da vida gera estresse, deterioração física e depressão. Por outro lado, servidores que possuem uma visão positiva sobre a aposentadoria tendem a viver esse período com mais qualidade e lidam com as mudanças de uma forma tranquila.

As transformações resultantes da decisão de aposentar podem afetar como os indivíduos percebem a si mesmos, suas habilidades e a qualidade de suas vidas. Nesse processo, é essencial se adaptar às mudanças significativas que acompanham essa transição e tentar alcançar o bem-estar na aposentadoria. As principais mudanças nessa etapa da vida envolvem dois desafios. O primeiro é o distanciamento social e psicológico do trabalho (como, por exemplo, o afastamento dos colegas e a ruptura da identidade profissional), motivado principalmente quando o trabalho é a única fonte de prazer na vida do individuo. O segundo desafio envolve a aquisição de um estilo de vida satisfatório no pós-carreira.

Nessa perspectiva, planejar a aposentadoria com antecedência é uma forma de se fortalecer para enfrentar esses desafios, como também de promover o bem-estar nessa etapa da vida, prevenindo a ocorrência de uma aposentadoria insatisfatória e malsucedida. O planejamento pode facilitar a adaptação a esse período, evitando reações afetivas negativas à aposentadoria, imediatamente após sua ocorrência, bem como propiciar a vivência de uma aposentadoria agradável a longo prazo.

Esse planejamento pode assumir várias formas, incluindo desde a preparação informal (conversas com parceiros, amigos ou aposentados; leituras sobre aposentadoria) até a preparação formal, que inclui a participação em palestras, oficinas e programas de preparação para aposentadoria. Ao integrar essas ações, o servidor conhecerá estratégias que o ajude a planejar essa fase da vida e tomar uma decisão segura quanto a aposentar-se. Logo, conhecer quais são os fatores que promovem uma aposentadoria bem-sucedida é algo essencial no planejamento para aposentadoria.

Leandro-França (2016) faz uma analogia entre o planejamento da aposentadoria e a edificação de uma casa. “Uma casa bem edificada necessita inicialmente de um bom planejamento, preparação, análise dos riscos, material de qualidade para a construção de alicerces/pilares seguros. Assim também é o planejamento para a aposentadoria. É fundamental a preparação para essa fase da vida, como uma construção sólida, com avaliação dos riscos e benefícios para uma tomada de decisão segura. Portanto, deve-se investir ao longo da carreira profissional nos pilares ou recursos que promovem essa aposentadoria promissora. Quanto mais cedo você se planeja para essa fase da vida, melhor você vivenciará a aposentadoria e o envelhecer”. Os fatores determinantes para uma aposentadoria bem-sucedida estão especificados nos pilares apresentados na figura a seguir:

Esses pilares contemplam três grandes áreas: (a) saúde e autonomia financeira (b) atividades de ocupação e (c) apoio social e familiar. Desse modo, são preditores de uma aposentadoria bem-sucedida o investimento em saúde física e psicológica, estilo de vida saudável, segurança financeira, vínculos sociais e familiares positivos, atividade de voluntariado e de lazer como também aposentar-se de forma voluntária e planejar a aposentadoria. Assim, para uma aposentadoria promissora, é fundamental que nesse planejamento você consiga ter respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o significado da aposentadoria para você? Quais são seus planos para os próximos cinco anos? Você tem um projeto para o pós-carreira? Seu projeto aceita desacertos? Seu projeto inclui as pessoas que você ama? Seu projeto inclui onde você vai morar? Com quem vai morar? Como ocupará seu tempo livre? Como você se sustentará? Essas perguntas vão te ajudar a refletir sobre o que você quer para sua aposentadoria e te guiar para descobertas de novas habilidades e projetos a serem executados nessa etapa da vida.