Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas Públicas > Grupo de Trabalho vai reforçar Teia da Diversidade 2014

Grupo de Trabalho vai reforçar Teia da Diversidade 2014

por publicado: 03/02/2014 21h00 última modificação: 24/07/2015 15h49

Encontro acontece em maio em Natal e visa fomentar as políticas e ações de valorização da cultura brasileira

O Ministério da Cultura criou um Grupo de Trabalho para planejar e organizar a Teia Nacional da Diversidade 2014, em Natal (RN), entre os dias 6 a 10 de maio deste ano. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

O Grupo de Trabalho deverá garantir no encontro a participação, o reconhecimento, a valorização, o intercâmbio e a difusão das produções, manifestações e expressões artísticas e culturais de segmentos transversais, que tenham foco no combate ao preconceito, à homofobia, na promoção dos direitos humanos e da acessibilidade, considerando os recortes étnico-raciais, geracionais e de pessoas com deficiência.

O GT Teia 2014 será composto por 45 titulares e respectivos suplentes, tendo representantes da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Agência Nacional do Cinema  (Ancine), entre outros.

O grupo terá até o dia 20 de fevereiro para apresentar indicações de diretrizes, ações e estratégias, além da programação, produção e metodologia dos processos participativos nos debates, seminários e rodas de conversas.  O grupo também deverá entregar, até o dia 31 de agosto, um relatório final do processo de trabalho e avaliação do evento. O GT Teia 2014 não será remunerado, e sim classificado como serviço público relevante.

Fonte: Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte