Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor > Planejamento realiza campanha para doação de sangue

Notícias

Planejamento realiza campanha para doação de sangue

No dia 4 de fevereiro, haverá transporte às 8h no Bloco K para levar os voluntários ao Hemocentro
por publicado: 28/01/2016 16h33 última modificação: 06/05/2016 18h21
No dia 4 de fevereiro, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Fundação Hemocentro realizarão mais uma campanha para doação de sangue e convidam todos os servidores e colaboradores a participarem. A fundação disponibilizará transporte (van) para buscar os voluntários na portaria principal do Bloco K, às 8h, e os levará diretamente ao Hemocentro.
 
A campanha tem por objetivo mostrar como esse simples gesto de solidariedade pode salvar vidas. Para tirar dúvidas, basta procurar o Serviço Médico no Bloco K, que funciona de 8h às 18h, onde o servidor poderá ser orientado sobre os procedimentos para a doação. Mais informações podem ser obtidas no ramal 4536.
 
É recomendável a ingestão de alimentos saudáveis antes da doação de sangue, pois não deve ser feita em jejum. Também não se deve ingerir leite integral e derivados ou alimentos gordurosos até três horas antes da retirada do sangue.
 
A pessoa deve pesar acima de 50 quilos, dormir pelo menos seis horas na noite anterior e não praticar exercícios físicos e ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antecedentes. Também não se deve fumar duas horas antes da doação.
 
É necessário não estar em uso de medicamentos e não ter se submetido à endoscopia nos últimos seis meses. Também não se pode ter colocado piercing, nem feito tatuagem ou maquiagem definitiva no último ano. O doador deve ainda apresentar documento oficial com foto.
 
Após a doação, o voluntário deverá permanecer na área de doação por, pelo menos, 15 minutos e ingerir bastante líquido nas 24 horas seguintes. Também não deve dirigir e evitar bebidas alcoólicas nas próximas 24 horas, esforços físicos exagerados e trabalho que exija muita atenção nas 12 horas seguintes.
 
Para saber mais sobre as condições para doar sangue, acesse a página do Hemocentro.
registrado em: