Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo > Novos sistemas de gestão ampliam transparência no serviço público

Geral

Novos sistemas de gestão ampliam transparência no serviço público

Ministério do Planejamento lança quatro novos produtos que vão modernizar áreas de pessoal e de estruturas dos órgãos federais

por publicado: 08/06/2014 21h00 última modificação: 24/07/2015 19h43
foto: Francisca Maranhão / Divulgação

Ato realizado hoje em Brasília marcou o lançamento dos novos sistemas responsáveis pelas informações funcionais de servidores federais e pelos dados sobre a estrutura dos órgãos de governo. Também foram apresentados o Programa Gespública reformulado e o novo modelo de gestão da folha de pagamento do Executivo Federal. Todos os produtos receberam soluções tecnológicas que permitem ampliar a eficiência e a transparência na administração pública.

A secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon, disse que a construção de novos sistemas e ferramentas de gestão é mais um passo dado para que as políticas públicas cheguem à sociedade brasileira com maior efetividade.  

Eva fez a reflexão de que toda política pública, para se tornar realidade e alcançar o cidadão precisa de sistemas. "Quero com isso recomendar que a prática e o uso desses mecanismos e ferramentas sejam disseminados o quanto antes nos processos diários e nas ações concretas dos ministérios", afirmou.

A Secretaria de Gestão Pública (Segep), segundo sua titular, Ana Lúcia Amorim de Brito, vem enfrentando enormes desafios desde seu início, em janeiro de 2012, com o objetivo de promover a excelência da gestão pública na atuação do governo.

"Não tem sido uma caminhada fácil, mas momentos de conquista como este fazem valer a pena", frisou Ana Lúcia, ao reforçar que as inovações permitem visão global e integrada da administração e melhor uso dos recursos públicos. "Melhorar a gestão pública, com vistas a tornar o Estado mais eficiente e moderno, é um processo que precisa ser trabalhado diuturnamente. Precisamos continuar avançando de forma consistente, com projetos e trabalho. E é isso que estamos fazendo" pontuou a secretária.

PARCEIROS

Da mesma opinião compartilha o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino, para quem não há fórmula miraculosa quando se modifica sistemas de grande envergadura. "O Ministério do Planejamento está no caminho correto e terá sempre na CGU um parceiro na luta por bons resultados".

Também o coordenador-geral de Controle Externo do TCU, Cláudio Castello Branco, enalteceu as inovações promovidas pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento. "Precisamos de sistemas fundamentais para que a máquina ande". E destacou, em particular, a importância do Programa Gespública, que definiu como "um marco da melhoria da gestão e da governança pública".

Por sua vez, o secretário-geral de Consultoria da AGU, Fernando Albuquerque Faria, observou que a grande ideia quando se fala em sistemas é buscar unidade, diretrizes para que se tenha uniformidade nas ações, e comprometimento.

Saiba mais sobre as novas ferramentas de gestão pública do governo federal.