Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos > Outubro Rosa - Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

Notícias

Outubro Rosa - Mês de Prevenção ao Câncer de Mama

por publicado: 05/10/2016 00h00 última modificação: 06/10/2016 09h13

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor e diferentes tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Contudo, a recomendação por parte dos médicos é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

De acordo com o Decreto Nº 6.856 de 25 de maio de 2009, que trata da oferta dos Exames Médicos Periódicos no serviço público federal, a prevenção do câncer se dá com o exame de citologia oncótica para todas as mulheres e, a mamografia para aquelas com mais de 50 anos.

Por último, informa-se que o INCA disponibiliza materiais a serem utilizados nas campanhas preventivas e de promoção da saúde da população. Os arquivos encontram-se disponíveis no site do Instituto e podem ser baixados e reproduzidos na íntegra e não podem sofrer alteração sem a aprovação do INCA. Já o pedidos de materiais impressos devem ser encaminhados para o e-mail atencao_oncologica@inca.gov.br.
 

outubro_rosa.jpg