Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos > Clínica móvel Saúde da Mulher, da Geap, começa a funcionar da Esplanada dos Ministérios

Notícias

Clínica móvel Saúde da Mulher, da Geap, começa a funcionar da Esplanada dos Ministérios

Primeiro dia teve a visita do ministro interino das Comunicações
por publicado: 21/10/2015 14h00 última modificação: 19/11/2015 16h24

Para reforçar a importância da campanha do Outubro Rosa, de controle do câncer de mama, o ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, visitou, na manhã de hoje (21), a Clínica Móvel - Saúde da Mulher, da Geap Autogestão em Saúde, que atende os servidores públicos federais.

  
Fotos: Ascom/Ministério das Comunicações

Localizada entre os ministérios do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e o da Integração Nacional, a carreta-consultório oferece até 50 exames de mamografia bilateral por dia, até o mês de dezembro deste ano. Caso tenha alguma anormalidade, o médico já realiza, no local, a ultrassonografia para completar a avaliação. O público entre 35 e 69 anos pode agendar o atendimento pelo telefone (61) 9611-6113 e realizar o exame das 8 às 12h e das 13h às 17 horas.

Para Ibiapina, a existência de atividades diferenciadas no Outubro Rosa são importantes para garantir a qualidade de vida de todos os servidores. "Essa ação, certamente, será um sucesso, pois permite o acesso facilitado e um exame de qualidade em todos os cantos do país", destacou o ministro interino.

Primeira a servidora Marilene Alves, que trabalha na Coordenação de Estatística do MTPS, a iniciativa é inovadora e facilita a vida das mulheres.  

"A carreta é uma ideia muito boa que permite que as servidoras tenham condições de realizar o exame e, assim, possam garantir melhor qualidade de vida", afirmou. 

"Toda mulher deve fazer a mamografia. Como tenho nódulos, preciso monitorar e acompanhar. Essa preocupação com o câncer deve ser de todos. Por isso, a conscientização é fundamental. Deixem de preguiça e venham cuidar da sua saúde", completou. 

O diretor-executivo da Geap, Luiz Carlos Saraiva valorizou a inovação agregada ao processo de prevenção e monitoramento dos servidores. "Essa nova ação estimula a promoção da saúde. A clínica é um projeto-piloto que permite levar os benefícios do plano, principalmente, para o interior. Ir até onde os beneficiários estão é um diferencial, pois a população idosa representa um expressivo grupo vinculado", comentou. 

Segundo o coordenador da unidade, Cézar Romeo Bezerra, a mobilidade e a alta produtividade são diferenciais dessa estrutura móvel. "Essa unidade atende mais pacientes do que muitos postos de saúde do país. A qualidade e alcance são garantidos", explicou. "Muitas mulheres têm também medo do resultado. Por isso, a carreta quebra essa barreira do ambiente hospitalar", concluiu.

Outubro Rosa
O movimento surgiu  nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, que é celebrada anualmente em todo o mundo, busca também compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.