Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos e Capacitações > Servidores recebem capacitação sobre contratações sustentáveis

Servidores recebem capacitação sobre contratações sustentáveis

por publicado: 04/02/2015 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h14

Órgãos devem elaborar planos de logística sustentável

Servidores da Receita Federal, Banco Central do Brasil e Conselho Nacional de Justiça, que atuam na área de compras governamentais, participaram nesta quinta-feira (5) da capacitação em Planos de Logística e Contratações Sustentáveis. Gestores da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) apresentaram e esclareceram aos participantes, os critérios de sustentabilidade, ciclo de vida dos bens, desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.


Foto: Ilkens Souza/MP

No ano passado, as compras e contratações feitas pela Administração Pública Federal movimentaram mais de R$ 60 bilhões. De acordo com a diretora de Logística do Ministério do Planejamento, Ana Maria Vieira dos Santos Neto, o desafio é direcionar esses recursos para áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país. "Para ser considerado sustentável, um bem tem que incorporar critérios econômicos, sociais e ambientais. O menor preço não interessa se o produto for produzido com trabalho escravo, por exemplo", explicou a diretora.

Os participantes também receberam esclarecimentos sobre os planos de logística sustentável, estabelecidos como obrigatórios aos órgãos públicos da administração direta, autárquica, fundacional e empresas estatais dependentes, conforme Decreto nº 7.746. Os planos são ferramentas de planejamento que permitem aos órgãos ou entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.

Mais informações sobre compras e contratações públicas sustentáveis podem ser acessadas diretamente no Portal sobre o tema do Ministério do Planejamento.