Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos e Capacitações > Instituto oferece curso de gestão em recursos pesqueiros

Instituto oferece curso de gestão em recursos pesqueiros

por publicado: 11/02/2014 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h14

Inscrições até 20 de março. Iniciativa busca difundir o manejo participativo em áreas protegidas da Amazônia

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com inscrições abertas para o curso Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com Foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas). O objetivo desta quinta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões. As inscrições vão até 20 de março e os interessados podem efetivar seu interesse por e-mail.

O curso acontecerá de 14 a 24 de abril, em Tefé (AM). A iniciativa é voltada a profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca em áreas protegidas da Amazônia. A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais que pretendem implementar ou já assessorem sistemas de manejo participativo da espécie.

"Nossa proposta parte da experiência acumulada ao longo de 15 anos na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas da Amazônia. Para compartilhar esse conhecimento adquirido e promover um intercâmbio de experiências estamos promovendo a formação de multiplicadores que possam promover a conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia, por meio do manejo participativo", afirma a coordenadora do programa, Ana Cláudia Torres.

O conteúdo do curso será dividido duas etapas, uma delas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Atividades teóricas incluem intercâmbio das experiências de manejo vivenciadas pelos participantes, bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações, fundamentos da biologia e ecologia do peixe e a importância da várzea para a produtividade pesqueira e ações prioritárias para o manejo em ambientes de várzea (organizar, zonear, proteger, contar, pescar, vender e avaliar).

Acesse o edital.

Fontes: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá