Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública > Novos aplicativos já estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Novos aplicativos já estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro

Três ferramentas foram adicionadas no sítio

por publicado: 15/12/2016 14h34 última modificação: 15/12/2016 14h34

Três novas soluções foram adicionadas hoje (15) ao Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Os softwares Noosfero Gov, Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) e Sistema de Monitoramento do Usuário da Rede de Proteção Social (SISMURPS) já estão disponíveis para download gratuito por gestores, servidores, academia e sociedade. O SPB é gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e conta agora com 72 aplicativos.

“A inclusão de novas soluções no portal demonstra a preocupação do ministério em fornecer ferramentas de tecnologias que simplifiquem e melhorem a gestão pública”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. De acordo com o secretário, o compartilhamento de aplicativos entre os órgãos também reduz os gastos da administração pública.

O Noosfero Gov é uma plataforma web voltado para a criação de redes sociais. Pode ser utilizado na criação de blogs, áreas de discussão, portfólios online e agendas de evento, por exemplo. Além do próprio SPB, o aplicativo é o programa base do Participa.Br, Portal da Juventude, Você.MJ, Colabora.gov.br e Dialoga Brasil.

Já o SGCE permite a criação, gestão e validação de certificados eletrônicos para eventos, cursos e outras atividades acadêmicas. O seu uso permite um controle eficaz sobre a emissão e validação desses documentos. Como todo o processo é realizado pela internet, os usuários da ferramenta economizam recursos com impressão e envio de certificados.

A terceira solução adicionada ao SPB é o SISMURPS. Criado em 2008, o objetivo do software era ser um sistema integrado e compartilhado de informações online com atualizações em tempo real e que possibilita, a partir da adoção do Cartão SUS, a criação do cadastro único de identificação do usuário da rede de proteção social. Com o tempo e versatilidade da ferramenta, o SISMURPS é utilizado por diversos setores na gestão municipal.

Evento

Para debater inovações nas políticas de software público e livre no governo federal, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) realiza nesta sexta-feira (16) o evento “Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades”. O seminário acontecerá, a partir das 9h, no auditório térreo do bloco K do MP. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponibilizado no SPB.

Criado em 2007, o SPB foi totalmente reformulado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em 2015.