Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública > Livro apresenta boas práticas de inovação na gestão pública

Livro apresenta boas práticas de inovação na gestão pública

por publicado: 14/05/2014 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h52

Publicação disponível on-line traz relatos de dez experiências premiadas, entre elas o novo modelo de monitoramento do Enem

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) disponibilizou a versão digital do livro "Ações premiadas no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - 2013".  Para acessar a publicação em formato PDF, acesse este link.

A publicação apresenta os relatos das 10 experiências premiadas, divididas entre as seguintes áreas temáticas: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; Atendimento ao cidadão; Avaliação e monitoramento de políticas públicas; Gestão da informação; e Melhoria dos processos de trabalho.

Veja a lista de iniciativas premiadas conforme a classificação no Concurso:

1º) e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, da Controladoria-Geral da União (CGU).

2º) Enem - Da Crise em 2009 ao Novo Modelo de Monitoramento de Processos e Gestão de Riscos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

3º) Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e Programas do MDS, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

4º) Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

5º) Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde.

6º) Criação do Banco Nacional de Itens do Enade, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

7º) Análise de Atos de Concentração Econômica, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

8º) SargSUS: Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão do SUS, do Ministério da Saúde.

9º) Sistema de Gestão da Geração Interligada da Superintendência de Geração Hidráulica: Modelo de Excelência da Gestão Integrado à Manutenção Produtiva Total, da Eletrobras Eletronorte.

10º) InovaSUS: Um Incentivo a Novas Práticas, do Ministério da Saúde.

Sobre o Concurso

O Concurso Inovação é promovido pela Enapem parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O objetivo é incentivar a implementação e disseminação de práticas inovadoras na gestão pública, por meio da premiação e da divulgação dessas iniciativas. Nesta edição, o Concurso contou com o apoio, para as premiações, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Embaixada da França e da Embaixada Real da Noruega.

Na 18ª edição do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, 85 iniciativas apresentadas foram consideradas válidas pela Comissão Organizadora. Os responsáveis pelas iniciativas premiadas foram agraciados com visitas técnicas à França, à Noruega, e a países da América Latina. Além disso, foram ofertados cursos da Enap, assinatura da Revista do Serviço Público (RSP), publicação dos relatos em livro, certificado e Selo Inovação - a ser utilizado pelas iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação.

Fonte: Escola Nacional de Administração Pública