Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública > Secretaria-Geral e UFRJ apresentam pesquisa sobre movimentos sociais

Secretaria-Geral e UFRJ apresentam pesquisa sobre movimentos sociais

por publicado: 21/04/2014 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h51

Os dados preliminares do estudo serão discutidos em seminário realizado em Brasília, esta semana, 23 e 24. Inscrições encerram hoje, 22.

A pesquisa “Movimentos Sociais e Esfera Pública – Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais” será apresentada esta semana, dias 23 e 24, durante seminário no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. O evento é destinado a lideranças de movimentos sociais, pesquisadores e gestores públicos.

Desenvolvida desde novembro do ano passado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa tem por objetivo compreender a dinâmica dos movimentos sociais na sua relação com as políticas públicas do governo federal, buscando também entender as transformações sociais na sociedade brasileira contemporânea.

O estudo é uma das ações previstas no Planejamento Estratégicoda SG visando a qualificação e ampliação da participação social por meio de estudos, pesquisas e formação.

Além da pesquisa, a Secretaria-Geral também desenvolve ciclos de seminários voltados para gestores públicos, com o objetivo de qualificar o processo de formação no governo federal. O seminário “Movimentos Sociais, Participação e Esfera Pública” é o quinto evento dessa natureza, que vem ocorrendo desde 2012. Em novembro deste ano, está previsto mais um seminário onde serão apresentados os resultados finais da pesquisa.

Fechando o conjunto de atividades que ajudem a entender qual o papel dos movimentos sociais na atualidade e porque é importante que eles sejam considerados pelos ministérios, a SG publicará o resultado da sistematização de todos os seminários e da pesquisa.

INSCRIÇÃO

Para assistir a mesa de abertura, às 18h, não é necessário fazer inscrição, a entrada é livre. A mesa será coordenada por Paulo Maldos – Secretário Nacional de Articulação Social/SG-PR e terá como debatedores Paul Singer – Secretário Nacional de Economia Solidária/Mte, José Sérgio - Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ e Carmem Foro – Vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores.

As inscrições para as atividades da quinta-feira (24) podem ser feitas pelo e-mail aline.souza@presidencia.gov.br ou pelo telefone (61) 3411.3229 até esta terça-feira (22). Nesse caso, além dos dados pessoais, os interessados devem informar também o nome da oficina que deseja participar, conforme programação abaixo.

Para saber mais acesse o site do evento.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 23 de abril

18h30 – Mesa de abertura: A Participação dos Movimentos Sociais nas Políticas Públicas – Limites e Desafios

Presença de:

Paul Singer – Secretario Nacional de Economia Solidária/MTe
José Sérgio - Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ
Carmem Foro – Vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores

Quinta-feira, 24 de abril

8h30 – Apresentação da pesquisa
9h - Apresentação e aprofundamento dos resultados da pesquisa UFRJ em oficinas temáticas:

a)      Movimentos sociais rurais

b)      Movimentos sociais urbanos

c)      Movimento negro

d)     Movimento indígena

e)      Movimentos de mulheres

f)       Movimento LGBT´s

g)      Movimentos de juventude

h)      Movimento Sindical

i)        Movimentos de povos e comunidades tradicionais e quilombolas

16h – Mesa de síntese final e desdobramentos da pesquisa