Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública > Agência Espacial comemora 20 anos

Agência Espacial comemora 20 anos

por publicado: 09/02/2014 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h51

Durante cerimônia, Correios deverá lançar um selo especial em homenagem à instituição

Com a presença do ministro em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, a Agência Espacial Brasileira (AEB) realiza nesta segunda-feira (10), às 15h, em sua sede, em Brasília (DF), cerimônia de comemoração dos 20 anos de atividade.

No evento, presidido pelo presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, será lançado pelos Correios um selo comemorativo ao aniversário da instituição. Também serão homenageados funcionários que neste ano completarão mais de nove anos de trabalho.

História

A AEB foi criada em 10 de fevereiro de 1994. Autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), objetiva promover, formular e coordenar a política de desenvolvimento das atividades espaciais.

Sob a administração geral da AEB, o Programa Espacial Brasileiro, conforme definido pelo Sistema Nacional de Atividades Espaciais (Sindae), tem a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), responsável pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelos centros de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

Cada um desses órgãos responde por um dos segmentos necessários ao alcance da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB). Para desenvolver e divulgar as atividades espaciais a Agência tem os programas de Microgravidade, o Uniespaço e o AEB Escola.

Fonte: Agência Espacial Brasileira