Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administração Pública > Começa implantação do novo correio eletrônico na Presidência

Começa implantação do novo correio eletrônico na Presidência

por publicado: 15/12/2013 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h51

Sistema de email seguro em todo o governo federal é para garantir a segurança das informações

Brasília, 16/12/2013 - Começa nesta segunda-feira (16) a implantação do novo correio eletrônico "Expresso V3" no âmbito da Presidência da República. Em uma primeira etapa, a ferramenta - provida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - será implementada na Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência, na Secretaria da Micro e Pequena Empresa e na Secretaria de Aviação Civil, que já utilizavam a versão Expresso V2.

A expectativa, segundo o diretor de Tecnologia da Presidência da República, Maurício Marques, é que as próximas etapas de implantação aconteçam em janeiro e fevereiro de 2014, abrangendo todos os órgãos que compõem a estrutura da Presidência (Casa Civil, Secretaria-Geral, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Portos, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Direitos Humanos, Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Assuntos Estratégicos). No restante da Esplanada, o cronograma de implantação do V3 está sendo pactuado entre cada Ministério e o Serpro.

A medida decorre de determinação da presidenta Dilma Rousseff (divulgada no dia 13 de outubro e oficializada no Diário Oficial da União em 4 de novembro deste ano), por meio do Decreto 8.135/2013 - para que fosse implantado um sistema de email seguro em todo o governo federal, de forma a garantir a segurança das informações e a soberania do Estado: "Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais", afirmou a Presidenta em outubro.

Expresso V3

O Expresso V3 é uma solução completa de comunicação, com seis módulos: e-mail, catálogo de contatos, tarefas, calendário, mensagens instantâneas para chat e webconferência. Entre as suas principais vantagens, podemos citar seu caráter de integridade e inviolabilidade, com foco na preservação da informação.

A aplicação conta com recursos de criptografia e ambientes para tráfego e armazenamento próprios do Serpro, o que garante a segurança no acesso ao e-mail e a certeza sobre a autenticidade do emissor, além de assegurar a integridade e a confidencialidade do conteúdo; outro ponto forte é sua interface limpa e intuitiva, com módulos independentes, o que permite que o usuário acesse diferentes seções da ferramenta sem ter que fechá-las durante a navegação.

Já o uso de software livre inclui o Expresso V3 entre as tecnologias consideradas auditáveis, o que significa que o correio eletrônico tem garantias contra os chamados backdoors, dispositivos que extraem informações independente da vontade do usuário.

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República