Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Janeiro > Ministério da Economia realiza primeira oficina de gestão inovadora de pessoas

Notícias

Ministério da Economia realiza primeira oficina de gestão inovadora de pessoas

Gestão

O laboratório vai promover soluções inovadoras para melhorar a experiência dos servidores públicos
por publicado: 14/01/2020 16h29 última modificação: 14/01/2020 16h58

08/01/2019 1ª oficina do LA-BORA Gov: Gestão Inovadora de Pessoas

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia vai gerenciar um laboratório de soluções inovadoras encubando projetos do governo federal que terão sua viabilidade testada antes de serem colocados em prática. O objetivo é criar melhores experiências para os servidores.

No dia 8 de janeiro foi realizada a 1ª oficina do LA-BORA Gov: Gestão Inovadora de Pessoas, com a participação de 60 servidores de diversos órgãos do governo federal que criaram, de forma colaborativa, o propósito, os valores e o nome do laboratório.

A grande procura e o alto engajamento durante a oficina mostraram a necessidade de um projeto como esse e o quanto os servidores querem criar, aprender e construir coletivamente soluções inovadoras para gerar valor público. O laboratório foi baseado em pesquisas de dados e benchmarkings que mostram a importância de criar uma experiência que envolva mais as pessoas.

O evento se baseou em metodologias de construção coletiva e abordagens de design orientadas à inovação e contou com quatro facilitadores que atuam em laboratórios de inovação: Luana Faria (SGP/ME), Rodrigo Narcizo (ANAC), Joselene Lemos (GNOVA/ENAP) e Arthur Pomnitz (facilitador gráfico/ENAP). Flávia Nasser Goulart, secretária adjunta da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, e Guilherme Almeida, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da ENAP, abriram o evento.

“A oficina me fez compreender na prática que incluir o servidor no debate e na construção de soluções é fundamental para a edificação de uma gestão pública de qualidade. Além disso, a existência de um Laboratório de inovação focalizado nas demandas e especificidades da gestão de pessoas faz com que esse setor possa ser mais dinâmico e tenha o potencial de fomentar alternativas para melhorar o trabalho do servidor, gerando valor público”, afirmou a participante Thaís Queiroz, do Ministério da Cidadania.

Veja outros depoimentos:
“Sabemos que inovar é um processo necessário, disruptivo e importante sempre em todos os setores. No Governo Federal essa ação é fundamental”, Cleber Izzo, Ministério da Economia.

“A metodologia adotada na realização da oficina possibilitou o efetivo engajamento de todos, de forma bastante produtiva e agradável. Foi uma oportunidade ímpar de estar em contato direto com as pessoas e projetos”, Ronaldo Corrêa, Controladoria-Geral da União.

“Fiquei muito feliz com a diversidade de pessoas na Oficina, foi estimulante e possibilitou a participação de atores diferentes que contribuíram cada um com suas experiências e vivências. Inovar não é uma coisa minha, mas uma coisa nossa, um resultado de um trabalho coletivo e colaborativo”, Osvaldo Filho, Ministério da Saúde.

Assista ao vídeo e acompanhe 1ª oficina do LA-BORA Gov: Gestão Inovadora de Pessoas.