Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Rede GIRC debaterá gestão de riscos em encontro nesta quarta-feira

Notícias

Rede GIRC debaterá gestão de riscos em encontro nesta quarta-feira

Controle interno

Com a presença de servidores de diversas instituições públicas, o evento será transmitido pela internet
por publicado: 26/03/2019 15h46 última modificação: 26/03/2019 15h46

Nesta quarta-feira (27/3), das 9h às 12h, a Rede GIRC (Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos) promove seu 13º encontro para debater os “Riscos para a Integridade - Procedimentos e Análises”. 

A reunião será realizada no auditório térreo do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e transmitida no Portal do Servidor, com a participação de servidores de diversas instituições públicas. A mesa principal será composta por representantes da Controladoria-geral da União (CGU) e dos ministérios da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Rede GIRC 

Mantida pelo Ministério da Economia (ME), em conjunto com a CGU, a rede foi criada para que os órgãos e entidades do Poder Executivo federal adotem medidas de sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança pública. Atualmente, é composta por 90 órgãos e instituições da administração direta e indireta. 

A Rede GIRC é um dos resultados práticos da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016, que instituiu procedimentos para gerir os riscos, proteger a integridade das instituições e a segurança dos recursos públicos. 

Seus encontros ocorrem, em regra, na última quarta-feira de cada mês. A próxima reunião acontecerá no dia 24 de abril. 

Seus arquivos podem ser acessados no endereço: https://www.fazenda.gov.br/pmimf/frentes-de-atuacao/gestao-de-riscos/arquivos  

Contato 

Mais informações sobre a participação nos encontros da Rede GIRC podem ser solicitadas pelo e-mail: riscos@economia.gov.br . 

Atualmente, a Rede GIRC é coordenada conjuntamente pela Coordenação de Riscos e Integridade (CORIS/AECI-ME) e a Coordenação-Geral de Integridade Pública - CGIPub/DPI/STPC-CGU (integridadepublica@cgu.gov.br). 

Histórico dos encontros da Rede GIRC 

  • 29/08/2017: 1ª reunião no extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MPDG. Tema: Instituição da Rede GIRC.
  • 10/10/2017: 2ª reunião no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Temas: "Objetivos da Gestão de Riscos". - por Diogo Antônio Rodrigues (Bacen); e "Comunidade Virtual da Rede GIRC"- por Maurício de Castro Oliveira (Dataprev)
  • 22/11/2017: 3ª reunião no Banco do Brasil – BB. Tema: Governança. Mediador: Francisco Bessa (MF) / Painelistas: Daniel Jezini Netto (TCU), Fernando Barbosa (MF), e Luciana Elias (BB).
  • 1º/02/2018: 4ª reunião no Serpro. Temas: "Política de Governaça Pública - Decreto nº 9203/2017". - por Erika Nassar (Casa Civil); e "Gestão de Riscos no Banco do Brasil". - por Gerson Eduardo de Oliveira (BB).
  • 07/03/2018: 5ª reunião, no Banco Central (BC). Tema: "COSO 2017 - Gerenciamento de Riscos Corporativos integrado com Estratégia e performance". - por Jerri Ribeiro (PWC).
  • 10/04/2018: 6ª reunião, no extinto MPDG. Tema: "Atuação da Segunda Linha de Defesa". - por Rodrigo Fontenelle (MPDG), Luciane Lompa (CEF), Miriam Asmar das Neves (Emgea), e Francisco Bessa (MF)
  • 17/05/2018: 7ª reunião, na Controladoria-Geral da União – CGU. Temas: "Da racionalidade à honestidade!" - por Carlos Mauro, PhD; "Regulamentação do Decreto 9.203/2017". - por Renato Capanema (CGU); e "Programa de Integridade da CGU". - por Priscila França (CGU).
  • 07/06/2018: 8ª reunião na Dataprev. Tema: "Risco Estratégico". - por Rodrigo Fontenelle (MPDG); Isabela Ribeiro Damaso Maia (Bacen); e Priscila França (CGU).
  • 22/08/2018: 9ª reunião na Eletronorte. Tema: "Risco Cibernético". Mediador: Rodrigo Fontenelle (MPDG) Painelistas: Mônica Oliveira - Gerente Executiva do BB; Paulo M. Alves - ABIN; e Ulysses Machado - Coordenador Estratégico de Gestão de Segurança do Serpro.
  • 18/10/2018: 10ª reunião no extinto Ministério da Fazenda - MF. Tema: "Instrumentos de Monitoramento e Acompanhamento". - por Fernando Nascimento Barbosa (MF); Diogo Antônio Rodrigues - Departamento de Riscos Corporativos e Referências Operacionais - Bacen; e Márcia Borges - Departamento de Governança Corporativa - Serpro.
  • 06/12/2018: 11ª reunião, na Dataprev. Tema: Cases de sucesso em Gestão de Riscos e/ou Compliance. Experiência em gestão de riscos do CARF/MF; Experiência do MF na elaboração do Caderno de Riscos Relevantes - AECI/ MF; Elaboração da Matriz de Riscos da Agência Nacional de Águas; e Taxi Gov - MPDG.
  • 26/02/2019: 12ª reunião, no Ministério da Economia. Tema: "Como aferir a maturidade da Governança Pública". Mediador: Francisco Bessa (ME) / Painelistas: Jetro Missias (TCU); Francisco Bessa - AECI/ME; Vinicius Reis (Secretaria Executiva/ME); e Carolina Souto Carballido - Coordenação-Geral de Integridade Pública/CGU.
  • 27/03/2019: 13ª reunião no Ministério da Economia. Tema: "Riscos para a Integridade - Procedimentos e Análises". - por CGU, Min. Economia e Min. Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.