Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Economia sedia 2ª reunião da rede que promove troca de experiências sobre governança

Notícias

Economia sedia 2ª reunião da rede que promove troca de experiências sobre governança

Gestão

Encontro reuniu 40 servidores vinculados a comitês de governança da administração federal
por publicado: 05/12/2019 16h35 última modificação: 06/12/2019 10h18

O Ministério da Economia sediou, no último dia 28/11, a 2ª reunião da Rede de Comitês de Governança da Administração Pública Federal. A rede foi criada com o objetivo de congregar os Comitês de Governança dos órgãos e entidades públicas e é coordenada pela Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República

A segunda reunião contou com cerca de 40 servidores e gestores vinculados a comitês internos de governança de órgãos e entidades da administração federal, como CGU, TCU, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Regional e Presidência da República. Os assuntos tratados perpassaram desde a discussão do resultado dos questionários de diagnóstico das estruturas de governança pública do governo, liderados pela Casa Civil, até a apresentação da modelagem de governança do ME, proferida pela Diretora de Gestão Estratégica do órgão, e do TransformaGov, programa da SEGES/SEDGG.

Para a Diretora de Gestão Estratégica da Secretaria de Gestão Corporativa do ME, Raquel Flexa, a reunião foi um grande marco. “Ao longo desse ano construímos e implementamos um novo modelo de governança no ministério, no âmbito de um programa de integração, governança e estratégia, o Integra”, declarou. Para Flexa apresentar o projeto para outros órgãos como um exemplo de boa prática, uma inspiração, é um muito positivo “Nos dá gás para seguir em frente nesse processo de mudança de cultura que estamos implementando, que aproxima e simplifica o Planejamento Estratégico e traz instrumentais simples para sua aplicação no dia a dia”, declarou.

As reuniões do comitê serão itinerantes e a escolha do ME como sede para a reunião de dezembro deu-se em função do pioneirismo do órgão na modelagem de sua governança, ilustrada pelas três reuniões do Comitê Ministerial de Governança em 2019 e instituição e início dos trabalhos dos sete Comitês Temáticos de Apoio à Gestão. Esses comitês combinam pessoas de várias unidades do ministério e tratam de assuntos transversais, como compras, comunicação, gestão de pessoas, desburocratização e governança digital.