Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Planejamento esclarece sobre movimentação de servidores para compor força de trabalho dos órgãos

Notícias

Planejamento esclarece sobre movimentação de servidores para compor força de trabalho dos órgãos

Técnicos da área de gestão de pessoas compareceram à SGP/MP para entender melhor a Portaria n° 193
por publicado: 29/11/2018 15h41 última modificação: 29/11/2018 15h42

Dirigentes e servidores do governo federal participaram, nesta quinta-feira (29), do evento “Movimentação para compor a força do trabalho”, realizado na Secretaria de Gestão de Pessoas Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP). O encontro foi para esclarecer o processo de composição da força de trabalho, previsto na Portaria n° 193, de 3 de julho de 2018. Também tirou dúvidas sobre o modo de solicitação de perfis e de servidores.

O secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Chiba, explicou que a medida busca aproveitar servidores que se encontram sem função: “As movimentações são ferramentas para a administração ter mais gente trabalhando. Assim, não deixamos as pessoas ociosas e aproveitamos a força de trabalho da melhor maneira possível”, afirmou.

A Portaria n° 193 tem a função de permitir maior mobilidade e aproveitamento da força de trabalho pela Administração Pública Federal. Abre a possibilidade de valorização do agente público, ao favorecer o aproveitamento de sua capacidade laboral e, ao mesmo tempo, contribui para seu crescimento profissional.

Para a servidora Tatiana Pirovano, do Ministério da Ciência e Tecnologia, eventos como esse são importantes para aprimorar os conhecimentos sobre as novidades em gestão. “Trabalho com movimentação de pessoal e vou repassar o que aprendi aqui para os servidores que pretendem ser realocados com as normas da portaria”, ressaltou.

As movimentações ocorrem apenas no âmbito do Poder Executivo Federal e os servidores têm seus direitos e vantagens assegurados, assim como seu órgão ou entidade de origem.