Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Última capacitação da Rede Nacional de Certificadores do Enem começa segunda-feira

Notícias

Última capacitação da Rede Nacional de Certificadores do Enem começa segunda-feira

Os certificadores representam o Inep nos locais de aplicação de provas
por publicado: 05/10/2017 15h42 última modificação: 05/10/2017 15h42

Servidores públicos do Poder Executivo Federal e professores da rede pública estadual e municipal aptos a atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem, obrigatoriamente, fazer a capacitação a distância preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As turmas da 3ª edição do curso serão reabertas para quem ainda não conseguiu acessar o curso ou não o tenha concluído. As turmas começam na próxima segunda-feira, 9, e ficam disponíveis até 18 de outubro.  A participação no curso é obrigatória.

Ao todo, 74.190 servidores e professores se inscreveram para atuar na RNC. Desses, 60.770 foram considerados aptos a fazer o curso. Para trabalhar na aplicação do Enem, nos dias  5 e 12 de novembro, eles precisam obter 70% de aproveitamento no curso. Na segunda quinzena de outubro, o Inep entrará em contato com os certificadores aprovados, de acordo com a demanda dos municípios de aplicação selecionados por eles na inscrição. O contato será via e-mail e/ou telefone.  A atuação da RNC é definida conforme a necessidade do Inep, que espera ter 98,5% das coordenações de local de prova com certificadores.

Os certificadores representam o Inep nos locais de aplicação de provas, sendo responsáveis por conferir e certificar vários procedimentos do Exame. Ao final de cada dia, eles apresentam um relatório geral de avaliação da aplicação por meio de um aplicativo de celular, ou pelo sistema da RNC.

Foram selecionados os candidatos que cumpriram os critérios estabelecidos pelo Inep: servidores públicos do Poder Executivo Federal que não estivessem em gozo de licenças, afastamentos legais ou inativos; e docentes das redes públicas estaduais e municipais efetivos e devidamente registrados no Censo Escolar. A formação mínima exigida foi o Ensino Médio. Os certificadores também não podiam estar inscritos no Enem 2017, nem ter parentes de até 3ª grau fazendo o Exame este ano.

Clique aqui para acessar a lista dos habilitados para a capacitação da RNC

Clique aqui para acessar a capacitação

registrado em: ,