Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Mais de 700 pessoas participam de evento promovido pelo Planejamento sobre o eSocial

Notícias

Mais de 700 pessoas participam de evento promovido pelo Planejamento sobre o eSocial

Sistema permitirá que empregadores comuniquem ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores
por publicado: 08/11/2017 17h12 última modificação: 08/11/2017 18h01

Mais de 500 pessoas estiveram presentes e outras 200 acompanharam a transmissão ao vivo, nesta quarta-feira (8), do Encontro eSocial - EFD Reinf, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), e pelas Secretarias da Receita Federal e do Tesouro Nacional.
O evento, realizado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), teve como objetivo definir metas da operacionalização do eSocial e EFD-Reinf no âmbito do Sipec, nos processos que envolvem os sistemas Siape e Siafi.

O eSocial prevê simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por meio da transmissão eletrônica dos dados. Na solenidade de abertura, o secretário-adjunto, Fernando Siqueira, falou sobre a importância de se debater o tema.

“A SGP e os demais órgãos envolvidos nesse processo têm um papel relevante na busca pela digitalização dos serviços públicos, e o projeto eSocial foi inserido nesse contexto de melhoria dos serviços prestados para a sociedade”, assegurou.

Na ocasião, Fernando Siqueira destacou ainda a participação dos órgãos e entidades do Sipec no evento. “O auditório lotado revela que temos tido sucesso na busca pela integração dos órgãos e entidades do Sipec para juntos definirmos e implantarmos as melhores soluções para o atendimento ao servidor, que é o usuário das nossas soluções”, comemorou.

eSocial

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb.

Mais informações: https://portal.esocial.gov.br/

registrado em: ,