Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Servidor > Novembro é destinado à Saúde do Homem

Notícias

Novembro é destinado à Saúde do Homem

por publicado: 14/11/2016 16h23 última modificação: 14/11/2016 16h23

Assim como temos o mês de outubro destinado para alertar ao público feminino sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, o calendário de saúde define o mês de novembro para a conscientização sobre as doenças que afetam a população masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para este ano, o Ministério da Saúde intensificará a campanha junto a essa população nas redes sociais durante todo este mês de novembro, com o objetivo de incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde.

Essa estratégia se justifica pelo fato de que, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde junto a população masculina (Vigitel 2015), dos 6.141 homens entrevistados 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam, o que reforça a necessidade de realizar a prevenção desde a adolescência.
Contudo, ainda segundo dados da pesquisa Vigitel 2015, entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%) e o tabagismo (13%).

O Ministério da Saúde informa, ainda, que as principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões).

Para o serviço público federal, nos órgãos em que tem sido possível a realização e a oferta dos Exames Médicos Periódicos, o homem pode fazer uma série de exames laboratoriais, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina), PSA e avaliação clínica para servidores com mais de 50 anos, conforme o que prevê o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, que regulamenta o art. 206-A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre os exames médicos periódicos de servidores, fomentando uma cultura de prevenção junto a este público alvo.

Fonte: Portal SIASS.

registrado em: ,