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Gespública é apresentado a servidores do Ministério do Turismo

Programa foi criado para ajudar instituições públicas a simplificar e desburocratizar processos internos
por publicado: 07/07/2016 08h00 última modificação: 08/07/2016 17h57

Estimular e apoiar os órgãos públicos a implementarem medidas de fortalecimento em sua gestão interna e, com isso, de oferecerem serviços de mais qualidade aos cidadãos. Esse é objetivo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, apresentado em detalhes a servidores e colaboradores do Ministério do Turismo, na manhã da última quarta-feira (6). O objetivo da palestra, ministrada pelo coordenador nacional do programa, Joelson Vellozo, foi orientar os servidores na aplicação do instrumento de autoavalição do Gespública.

No período da tarde, hoje (7) e amanhã (8), o tema continua na pauta interna do Ministério do Turismo com a realização de uma oficina específica para gestores sobre a aplicação da autoavaliação do Gespública no ministério. “O intuito da oficina é colocar todos os participantes, do diretor ao estagiário, lado a lado para debaterem o que pode ser melhorado na gestão da instituição para aprimorar suas boas práticas com foco na geração de resultados e na qualidade dos serviços”, disse Vellozo.

VALOR PÚBLICO – Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), o Gespública foi criado em 2005 com o objetivo de oferecer instrumentos gerenciais para a ajudar as instituições públicas a simplificar processos. Entre os princípios e conceitos essenciais do programa estão agilidade, simplicidade, economicidade, transparência, reforço da cultura da excelência e foco no valor público entregue à sociedade.

Hoje, a metodologia é utilizada por mais de 1,2 mil organizações públicas das esferas federal, estadual e municipal de todo o país, embora também participem pessoas e organizações privadas. A participação das instituições pode ser realizada por adesão ou por indicação do MP. A partir da adesão ao Gespública, os órgãos passam a contar com orientação e instrumentos que facilitem, desburocratizem e simplifiquem procedimentos e normas internas.

Fonte: Ministério do Turismo (Tatiana Alarcon)

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