Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Políticas Públicas > Fórum discute mudanças climáticas no País

Fórum discute mudanças climáticas no País

por publicado: 23/09/2013 21h00 última modificação: 24/07/2015 15h49

Plano nacional abordará temas como saúde pública, agricultura, cidades, alerta e prevenção de desastres, água, energia e infraestrutura

O Rio de Janeiro sediou, nessa segunda-feira (23), o Fórum Mundial de Mudanças Climáticas. No evento, foram discutidos os processos de elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas e a participação da sociedade civil na formulação dessas diretrizes.

O Plano deve ficar pronto em 2015 e pretende reunir as principais medidas para a adaptação às mudanças de clima do País, avaliando o custo-efetividade, sinergias, co-benefícios e conflitos de medidas das mudanças climáticas.

O material será elaborado por um Grupo de Trabalho, que faz parte da Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas, criado para debater e reunir subsídios técnicos sobre o tema e coordenar os trabalhos de elaboração do Plano.

Com o documento, será possível auxiliar na identificação de ações prioritárias a respeito dos grandes tópicos que envolvem o tema, tais como saúde pública, agricultura e segurança alimentar, cidades, alerta e prevenção de desastres, água, energia e infraestrutura, além de biodiversidade.

O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação coordenam as atividades do Grupo de Trabalho, que foram iniciadas em fevereiro deste ano.

Mudanças Climáticas

Nos últimos dez anos, o tema das mudanças climáticas ganhou relevância e prioridade na agenda política na maior parte dos países. Este quadro está relacionado, por um lado, ao arrefecimento dos impactos da mudança do clima nos diversos cantos do planeta, e, em parte, relacionado ao fato de a emissão de gases de efeito estufa ter se tornado o principal problema ambiental global enfrentado pela humanidade na atualidade.

De forma a responder a este desafio, o governo brasileiro instituiu, em 2007, o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), com a finalidade de orientar e elaborar o Plano e a Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente