Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Eventos > Encontro em Brasília debate situação da juventude

Encontro em Brasília debate situação da juventude

por publicado: 12/12/2013 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h09

Ideia é promover debate e intercâmbio de conhecimentos sobre estratégias de participação e desenvolvimento social da juventude

De 13 a 18 de dezembro acontece, em Brasília, a Escola Regional MOST Unesco Brasil. Com o tema Juventude, Participação Social e Desenvolvimento na América Latina e Caribe, o encontro ocorre no Hotel Nacional de 9h às 19h30, trazendo seminários, oficinas e debates que reúnem cerca de 120 pesquisadores, lideranças de movimentos sociais e gestores públicos de 14 países.

O evento é uma parceria entre Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ), Unesco Internacional; e Unesco Brasil.

As Escolas Regionais MOST se consolidam como uma experiência para reflexão e disseminação de conhecimentos entre jovens pesquisadores e gestores de diferentes países. O Programa Gestão das Transformações Sociais (MOST) está vinculado ao setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco.

A ideia é promover o debate e o intercâmbio de conhecimentos sobre as estratégias de participação e desenvolvimento social da juventude e as políticas públicas que estão sendo executadas na América Latina e Caribe.

Helena Abramo (Secretaria Nacional de Juventude), Márcio Pochmann (Unicamp), Pablo Vommaro (CLACSO, Argentina), Regina Novaes (UFRJ), Julio Corcuera (Secretaria Nacional de Juventude do Peru), Emir Sader (UERJ), Josué Manoel (COLEF, México) e Miriam Abramovay são apenas alguns dos debatedores, palestrantes e mediadores que estão na programação.

Além do Brasil, nesta edição do evento estarão presentes representantes de países como Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Cuba, Peru, Chile, Bolívia, Costa Rica, Venezuela, Panamá, Guatemala e Espanha.

A seleção dos participantes aconteceu via edital diferenciado das edições anteriores. São cerca de 120 conferencistas que foram convocados para as atividades em duas categorias: jovens lideranças de movimentos sociais e pesquisadores de toda a América Latina e Caribe.

Em cada grupo, 50% dos participantes receberam bolsa integral (passagens, hospedagem, traslado e alimentação) e os outros 50% receberam bolsa parcial (hospedagem, traslado e alimentação). A metodologia adotada possibilitou a inserção de um número maior de jovens no evento, democratizando o acesso às discussões sobre Juventude.

Fonte: Secretaria Nacional de Juventude