Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Eventos > CGU participa de 11ª Reunião técnica do Conselho Interno

CGU participa de 11ª Reunião técnica do Conselho Interno

por publicado: 27/03/2014 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h09

Encontro discute Lei Anticorrupção, parcerias internacionais de combate à corrupção, índice de transparência, ações de controle, e outros

A Controladoria-Geral da união (CGU) participa, nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, da 11ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O encontro – que reúne representantes de controle interno da União, dos estados, das capitais e do Distrito Federal – discute temas como Lei Anticorrupção, parcerias internacionais de combate à corrupção, índice de transparência, ações de controle, sistemas de integridade, entre outros.

Na abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira (26), o secretário de transparência e prevenção da corrupção, Sérgio Seabra, destacou o encontro como um "fórum onde dificuldades e soluções de transparência, controle e gestão pública são compartilhadas". Para Seabra, as reuniões do Conaci promovem o fortalecimento de ações de controle e atingem positivamente a sociedade e os serviços a ela prestados. "O controle interno possui função não apenas de combate à corrupção, mas também de melhoria dos serviços públicos", afirmou.

O secretário de prevenção da corrupção também apresentou três ações da CGU que terão reflexos, em 2014, nos estados e municípios. "Nos próximos meses, lançaremos campanha nas mídias sociais, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), com o objetivo de ampliar a divulgação da Lei de Acesso à Informação ao grande público e a todo o Brasil", revelou Seabra. "Outras duas atuações nossas – que tem como foco as crianças – são o ‘Concurso de Desenho e Redação’ e o programa ‘Um por todos, todos por um’, iniciativas que tem o objetivo de estimular a ética, a transparência e a cidadania dos jovens", completou.

Também compuseram a mesa de abertura o presidente do Conaci, Gustavo Ungaro, e o secretário de transparência e controle do Distrito Federal, Mauro Noleto.  A programação do evento prevê ainda apresentação, no dia 27, da diretora de transparência e controle social, Claudia Taya, sobre a regulamentação nos entes federativos da Lei Anticorrupção.


Conaci

Criado em 2007, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) tem por objetivo promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos no Brasil. A atuação do conselho se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações em debates e eventos, além da coordenação e do desenvolvimento de programas voltados à construção de mecanismos de controle.

Fonte: Controladoria-Geral da União