Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Eventos > Ancine promove seminários de análise e acompanhamento de projetos em Brasília

Ancine promove seminários de análise e acompanhamento de projetos em Brasília

por publicado: 29/10/2013 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h09

A Ancine dá continuidade aos seminários para apresentação das coordenações vinculadas à Superintendência de Fomento (SFO), que atua com projetos audiovisuais aptos a receber recursos oriundos de patrocínio, investimento ou coprodução por meio dos mecanismos federais de incentivo fiscal. Para o mês de novembro, estão programados os seminários de Análise de Projetos, da Coordenação de Análise de Projetos (CAP/SFO), que será realizado no dia 07 de novembro, e o de Acompanhamento de Projetos, da Coordenação de Acompanhamento de Projetos (CAC/SFO), que será realizado no dia 14 do mesmo mês, ambos em Brasília, das 14 às 18h. Os seminários, realizados em parceria com a APROCINE - Associação dos Produtores e Realizadores de Longa Metragem do Distrito Federal e com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, são voltados para produtores audiovisuais.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Para efetivá-las, o interessado deve encaminhar e-mail para o endereço eletrônico contato@ligocki.com.br, indicando o seminário a que deseja comparecer e a data pretendida. Os seminários serão realizados no auditório do Edifício Biblioteca Nacional de Brasília, que comportam noventa e cinco pessoas.

O Seminário da Coordenação de Análise de Projetos, no dia 7, será ministrado por Myriam Assis de Souza, coordenadora de Análise de Projetos da Ancine, e por Renata Del Giudice, assessora da Superintendência de Fomento. A apresentação abordará análises relativas à disciplina de direitos em projetos de obras audiovisuais que visem captação de recursos por meio dos dispositivos de fomento criados pelas Leis nº 8313/91 (Rouanet), 8.685/93 (Audiovisual) e MP 2.2281-01; e os parâmetros que caracterizam um projeto de obra brasileira de produção independente, condição avaliada nas solicitações de aprovação, análise complementar, transferência e liberação de recursos, bem como para obtenção do reconhecimento provisório de coprodução internacional.

Já o Seminário da Coordenação de Acompanhamento de Projetos, no dia 14, terá como palestrante o coordenador substituto de Acompanhamento de Projetos, Alexandre Muniz. Na pauta, os critérios utilizados para a análise orçamentária dos projetos aprovados para captação de recursos pelas leis federais de incentivo nas solicitações de análise complementar, redimensionamento ou remanejamento interno do orçamento; procedimentos de remanejamento de fontes, prorrogações ordinárias/extraordinárias do prazo de captação, prorrogação do prazo de execução do projeto e alterações do projeto técnico pactuado.

A realização desses eventos é uma ação de transparência da Ancine quanto aos critérios e parâmetros utilizados na Superintendência de Fomento, iniciada em 2012 com o I Seminário de Prestação de Contas. Em 2013, em função dos bons resultados obtidos no ano anterior e da grande demanda por parte das produtoras proponentes de projetos, a Ancine, por meio da Superintendência de Fomento, promoveu o II Seminário de Prestação de Contas, em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além da realização de uma videoconferência para as demais capitais do país.

Para mais informações, entre em contato por e-mail: contato@ligocki.com.br ou por telefone: (61) 3322-1043.

Fonte: Agência Nacional do Cinema