Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Cursos e Capacitações > Curso oferece monitoramento e avaliação de ações de saúde

Curso oferece monitoramento e avaliação de ações de saúde

por publicado: 06/11/2013 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h13

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações para qualificar os servidores em metodologias e ferramentas

Foi iniciado nesta semana, em Brasília, o primeiro curso de especialização para o monitoramento e avaliação dos programas do Ministério da Saúde. O curso, realizada pelo Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) do Ministério da Saúde, tem a participação de 300 servidores e é organizado em parceria com o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (LASER) da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Apesar de ser um curso à distância, estão previstos três encontros presenciais e, após um ano, os participantes receberão certificados de especialistas em monitoramento e avaliação das ações da pasta. Entre os participantes, 200 servidores são servidores do Ministério da Saúde, os outros 100 profissionais que atuam nos núcleos, municípios e estados de todas as regiões do Brasil.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para qualificar os servidores em metodologias e ferramentas para acompanhar e avaliar as inciativas do Ministério. A primeira iniciativa nesse sentido consistiu na realização de cinco oficinas realizadas este ano, com duração de 16 horas cada uma. Ao todo, as turmas formaram 100 servidores que trabalham em Brasília e que participam efetivamente do monitoramento das políticas e marcas estratégicas da gestão 2011-2015.

“O principal objetivo de iniciativas como essas é trazer para dentro da estrutura do ministério a política de monitoramento e avaliação de nossos programas para acompanharmos da maneira mais eficaz as políticas desenvolvidas pelas áreas para potencializar os resultados. Esses profissionais serão mais atuantes na implementação de políticas de inclusão social e desenvolvimento regional, comprometidos com as transformações do contexto social brasileiro e com a defesa dos princípios da integralidade, da universalidade e da equidade que regem o SUS”, explicou o Diretor de Monitoramento e Avaliação do SUS, Paulo de Tarso.

Ações de monitoramento

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Executiva e do Demas, desenvolve desde 2011, em conjunto com outras áreas técnicas do Ministério, um processo de formação de capacitações na área de monitoramento e avaliação. A ideia é que os profissionais sejam capazes de elaborar estudos avaliativos relacionados aos programas de saúde e avançar na qualidade do serviço público.

Fonte: Ministério da Saúde