Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Cursos e Capacitações > CapacitaSuas já qualificou mais de 2 mil pessoas

CapacitaSuas já qualificou mais de 2 mil pessoas

por publicado: 11/11/2013 21h00 última modificação: 24/07/2015 16h13

Em 2013, ministério investiu R$ 27,3 milhões em cursos para trabalhadores gestores e conselheiros de Assistência Social

Por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas), mais de 2 mil profissionais da área, em todo o país, já foram qualificados somente em 2013.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinou neste ano R$ 27,3 milhões para o programa, que capacita trabalhadores, gestores e conselheiros de Assistência Social com o objetivo de qualificar os serviços e benefícios ofertados à população.

Todos os estados e o Distrito Federal aderiram ao CapacitaSuas e elaboraram planos estaduais de capacitação. O objetivo do MDS é qualificar 37 mil profissionais da rede socioassistencial por ano.

“É uma estratégia do governo federal de instituir educação permanente e continuada, em consonância com as diretrizes e princípios da Política Nacional de Educação Permanente do Suas”, afirma o coordenador geral da Gestão do Trabalho do Sistema Único da Assistência Social (Suas), José Crus.

Os estados do Acre e Sergipe já cumpriram suas metas de qualificação deste ano: 250 profissionais no Acre e 740 em Sergipe. Paraíba e Santa Catarina estão com a qualificação em execução, mas já capacitaram 750 e 290 profissionais, respectivamente. Os demais estados estão com as capacitações em andamento.

Rede de ensino

Para realizar o CapacitaSuas, o ministério credenciou 101 instituições de ensino superior, selecionadas por chamada pública. Somente as instituições credenciadas podem realizar convênios com os estados e DF para a execução das capacitações. A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) está realizando oficinas de alinhamento pedagógico com coordenadores e professores dessas instituições.

Na última quinta (7) e sexta-feira (8), as instituições credenciadas de Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco e Paraná receberam instruções de metodologia em Brasília. Esta foi a quarta oficina realizada e todas as instituições serão instruídas.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome