Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Administração Pública > Governo e centrais sindicais discutem mudanças nas regras da Previdência Social

Governo e centrais sindicais discutem mudanças nas regras da Previdência Social

por publicado: 25/06/2015 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h52

Fórum de Previdência e Trabalho debaterá alternativas para que o regime seja sustentável, considerando as mudanças demográficas do país

Fotos: Naiara Pontes / SG

Fotos: Naiara Pontes / SG

Os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Carlos Gabas (Previdência Social) e Ricardo Berzoini (Comunicações) se reuniram com representantes de seis centrais sindicais no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira (15) para dar continuidade ao processo de diálogo sobre alternativas que garantam a sustentabilidade da Previdência Social.

O governo apresentou às centrais o cenário no qual o país se encontra, fortemente marcado por uma transição demográfica com rápido envelhecimento populacional e diminuição acelerada da população em idade ativa em relação aos idosos, o que exige mudanças nas regras atuais da previdência.

Após o encontro, o ministro Carlos Gabas conversou com jornalistas. Ele enfatizou que as alternativas devem ser encontradas com bastante diálogo, motivo pelo qual o governo instituiu o Fórum de Previdência e Trabalho no último dia 30 de abril, e devem ser pensadas como “uma política de Estado e não de um governo”. Segundo Gabas, esta discussão foi acelerada pelo Congresso Nacional, que aprovou uma emenda à MP 664, mudando o fator previdenciário sem debater a totalidade da questão.

Confira aqui a apresentação feita pelo ministro da Previdência.