Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Administração Pública > Servidores poderão obter extratos de consignação no Sigepe

Servidores poderão obter extratos de consignação no Sigepe

por publicado: 25/06/2015 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h52

No portal, será possível também simular empréstimos

A partir de hoje (8), a Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) passa a oferecer aos servidores, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal a utilização do Portal de Serviços do Servidorpara obter extratos das operações de crédito consignado e simular empréstimos. As funcionalidades foram desenvolvidas dentro do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

O Sigepe é o sistema para o qual estão sendo migrados os conteúdos do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores. Os novos serviços online dão continuidade à implementação de melhorias sistêmicas com ações preventivas e de investimento em transparência e segurança no tratamento dos dados de pessoal.

Extrato de Consignações

De forma online e detalhada, o servidor, aposentado e pensionista pode consultar as consignações facultativas que impactam na variação da margem consignável em seu contracheque. As consultas podem ser feitas nas modalidades de Extrato ou Resumo de Consignações.

O extrato contém o resultado das consignações efetivamente comandadas para desconto no contracheque do mês/ano de referência consultado. Já o resumo apresenta um consolidado online das consignações vigentes em que constam informações detalhadas da real situação da margem consignável (limites Utilizado e Disponível), além de informações sobre descontos não efetivados no contracheque e o motivo da negativa do desconto.

Simulador de Empréstimos

As empresas consignatárias conveniadas com o MP informam mensalmente pelo sistema Sigepe as taxas máximas de juros e os encargos inerentes às operações que serão praticadas na concessão de empréstimo pessoal no mês subsequente.

Essa fonte de informação passa a ser aproveitada no módulo Simulador de Empréstimo, disponível no Portal de Serviços do Servidor. Trata-se de uma opção simples de consulta para comparar taxas de juros praticadas, sem considerar outras variáveis tais como carência mensal e cálculo proporcional a partir de uma data determinada.

 O novo serviço visa apenas auxiliar o servidor, aposentado e pensionista, já que a relação entre a consignatária (instituição financeira) e o consignado (servidor) é privada e a administração não intercede nesse relacionamento; somente viabiliza os descontos autorizados em folha de pagamento.