Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Administração Pública > Grupos de trabalho se preparam para Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar

Grupos de trabalho se preparam para Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar

por publicado: 22/04/2014 21h00 última modificação: 30/07/2015 17h51

Grupos temáticos visam preparar os assuntos que serão objetos de deliberação em junho, na Argentina

Representantes de governos e organizações ligadas à agricultura familiar dos países integrantes do Mercosul se reúnem, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em Montevidéu, no Uruguai, para encontro preparatório para a 31ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). Os grupos temáticos visam preparar os assuntos que serão objetos de deliberação em junho, na Argentina.

“Um dos pilares do sucesso da Reaf é que ela não se resume aos encontros semestrais. Há toda uma agenda de trabalho que envolve as sessões nacionais, grupos de trabalho com a participação de representantes dos vários países integrantes, que preparam as discussões e decisões que são tomadas nos encontros semestrais”, explica o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caio França.

Entre os temas que serão debatidos destacam-se: a criação do selo da agricultura familiar do Mercosul; a realização do segundo intercâmbio de compras públicas – desta vez incluindo também a Bolívia, Equador e Venezuela –; e a preparação de 4º Curso de Formação de Jovens Rurais. Estes dois últimos temas estão sob a responsabilidade do Brasil e do MDA.

Além da reunião dos grupos de trabalho, será realizada oficina de avaliação, com governos e sociedade civil, para dar continuidade na elaboração do Programa Regional de Políticas de Igualdade de Gênero da Agricultura Familiar do Mercosul – conjunto de ações dirigidas à criação de estruturas e ampliação das políticas para a promoção da igualdade e da autonomia das mulheres rurais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário