Você está aqui: Página Inicial > Gestão de Pessoas > Férias Web

Férias Web

1. Visão Geral do módulo

No cenário de inovação e modernização do controle das operações atinentes aos Recursos Humanos, foi desenvolvido o Módulo Férias Web do Sigepe, com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de marcação de férias dos servidores.

O próprio servidor programa, altera e acompanha a solicitação de suas férias, sem a intervenção a área de Recursos Humanos.

Com a implantação do Módulo de Férias Web no Sigepe, destacam-se os principais benefícios:

- Maior agilidade na marcação de férias;
- Consultas gerenciais;
- Existência de histórico de marcação de férias;
- Acompanhamento do andamento da sua solicitação, seja no processo de marcação ou alteração;
- Minimização do uso de papel;
- Desnecessidade de intervenção da área de Recursos Humanos;
- Maior desburocratização;
- Economia de recursos públicos;
- Eficiência na gestão.

O “Férias Web” é direcionado tanto às áreas de gestão de pessoas dos órgãos, quanto aos servidores e suas chefias, que também interagem com o sistema para obter informações ou solicitar serviços.

2. Público-alvo

O módulo é destinado aos servidores, para consulta, marcação, alteração e homologação de férias. Também destina-se ao homologador e ao gestor de RH, que executam suas atividades utilizando o módulo.

3. Funcionalidades

O Módulo Férias Web apresenta funcionalidade de consulta, a solicitação, alteração e homologação de férias. O Módulo facilitará o processo de marcação de férias dos servidores que, dessa forma, não necessitarão mais de papel para requerer suas férias.

4. Perfil de acesso ao sistema

- Servidor (Sigepe): perfil do próprio servidor, que permite programar, alterar e acompanhar a solicitação de suas férias, sem a intervenção a área de Recursos Humanos.

- Homologador (SiapeNet): para realizar homologação das férias. O Gestor de Acesso Setorial (cadastrador parcial) SIAPE do órgão deve conceder o perfil WEBFERUORG para aqueles que irão atuar como homologadores de férias. O acesso dos homologadores pode ser realizado sem a utilização de certificado digital, desde que os mesmos tenham apenas o perfil WEBFERUORG.

- Gestor de RH: vai receber do “férias web” a confirmação de férias já homologadas. Perfil destinado ao RH. Permite que o gestor de RH receba a confirmação de férias homologadas.

5. Treinamento

Para o Módulo de Férias Web foram elaborados tutoriais interativos, demonstrando o uso do sistema, de forma simples e autoexplicativa. 

Selecione abaixo o tutorial desejado, de acordo com seu perfil de acesso:


6.  Integrações

O Módulo de Férias Web faz integração com:

- SIORG;
- e-mail dos servidores, das chefias e das UORGs atualizados;
- estrutura organizacional do órgão.

Requisitos de utilização:
E-mail dos servidores, das chefias e das UORGs atualizados;
Estrutura organizacional do órgão, inclusive para integração com o SIORG;
Chefias e os servidores alocados corretamente.


7. Fluxo do processo de negócio

 


8. Questionamentos e como aderir

Todos os questionamentos e demandas sobre o Módulo Férias Web devem ser feitos na Central de Atendimento desta SGP/MP, por meio do formulário eletrônico disponível no Portal SIAPENET - link:  http://www.siapenet.gov.br/portal/servico/central.asp.

Atenção! No campo "Assunto" do formulário eletrônico, selecionar a opção "CADASTRO SIAPENET - Férias Web".

9. Observações

Antes de programar suas férias, o servidor deve verificar se existe em seu órgão alguma norma que discipline o usufruto de férias, como por exemplo, quantidade mínima de dias por período. Com isso, evitará possíveis transtornos, inclusive para a sua chefia imediata.

Cada órgão recomendará a parcela mínima de dias de férias que o servidor pode gozar. Por exemplo: no MP o servidor pode parcelar suas férias em até 3 (três) períodos, sendo-lhe facultado tirar apenas 1 (um) dia de férias, caso seja do seu interesse.

O servidor deverá observar os períodos em que já possui férias programadas para evitar sobreposições.