19 - Processo decisório

por Alexandre Soares Diniz publicado 20/08/2018 17h46, última modificação 20/08/2018 17h46

Tomar decisões, considerando a interação e a interdependência entre processos de trabalho, setores e unidades, e avaliando os impactos de suas ações para a obtenção dos resultados institucionais e para a sociedade.

  • Prevê os impactos das decisões tomadas em sua unidade, nas demais unidades da organização e na sociedade.
  • Levanta possíveis sombreamentos de responsabilidades entre unidades, buscando evitar conflitos de competência em relação à decisão.
  • Identifica quais decisões devem ser tomadas e os respectivos prazos.
  • Propõe discussões com áreas de interface para que as decisões sejam tomadas em conjunto.
  • Toma decisões em tempo hábil a fim de potencializar resultados, considerando a interação e a interdependência entre processos de trabalho,
  • Propõe alternativas às decisões para avaliação do mais adequado à situação.
  • Verifica a eficácia e impacto das decisões tomadas em curto, médio e longo prazo.