Você está aqui: Página Inicial > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Competências de Liderança


COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA


O projeto Elaboração e Sistematização de Modelo de Competências e de Trilhas de Liderança para Gestores Públicos Federais tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo de competências de liderança.

Em trabalho conjunto com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional da Universidade Federal do Pará e com o apoio de comissão do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, elaborou texto que define e descreve as competências de liderança dos servidores em exercício de cargos em comissão nos órgãos que integram o Poder Executivo federal. É o primeiro produto do projeto.

O foco é o desenvolvimento dos profissionais em exercício de cargos em comissão nos órgãos que integram o Poder Executivo federal, em especial, em cargos de Natureza Especial - NES, cargos do Grupo - Direção e Assessoramento Superiores - DAS níveis 4 a 6, e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE, nível 4. No entanto, deve-se compreender que as competências de liderança são inerentes à execução e à gestão de atividades, não importando o nível hierárquico. Por isso, devem balizar o desenvolvimento de todos os profissionais em exercício nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central Sipec (0800-978-9009). Se preferir, você poderá encaminhar sua sugestão por meio do formulário eletrônico de contato disponível na Central Sipec, cujo link é https://www.servidor.gov.br/central-sipec.