Você está aqui: Página Inicial > Gestão de Pessoas > Assentamento Funcional Digital > Notícias > Orientação sobre Mensagem de Erro nos Navegadores

Notícias

Orientação sobre Mensagem de Erro nos Navegadores

Recentemente, muitos servidores têm recebido mensagem de erro quando tentam acessar o sistema AFD
por publicado: 25/12/2017 23h00 última modificação: 16/04/2018 15h06

Isto ocorreu porque o certificado do AFD venceu e teve que ser renovado, sendo assim necessário o browser reconhecer este novo certificado.

A mensagem apresentada é “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”. Ela vem ocorrendo nos navegadores mais utilizados: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.

Tal mensagem significa que os certificados de segurança emitidos no âmbito da ICP-Brasil utilizados nos servidores do AFD não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores utilizados para navegação na internet.

Para que as mensagens não sejam mais apresentadas e o usuário consiga realizar o acesso ao AFD, serão necessários estes procedimentos:

Atualizar a cadeia de certificados dos navegadores, seguindo os seguintes passos:

Passo 1: Acessar o endereço: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/navegadores;
Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.

 Após realizar o procedimento, reinicie o navegador e realize novamente o acesso ao Sistema.

Para alguns navegadores, apesar da realização do procedimento anterior, a mensagem de erro será apresentada novamente. Nesse caso, clique na opção “avançado” e prossiga com o acesso.