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Assentamento Funcional Digital

por Ascom publicado 09/05/2016 10h02, última modificação 27/02/2019 19h14

Workshop – AFD

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal – SGP, por intermédio do Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal – DESIS, realizará o “Workshop AFD”,  no dia 22 de março de 2019, em Brasília – DF.

 

O objetivo é reunir servidores da área de Gestão de Pessoas para orientá-los acerca da contratação dos serviços de digitalização do legado das pastas funcionais.

 

Local: Ministério da Economia

End.: Esplanada dos Ministérios, bloco K, auditório do subsolo

Data: 22/03/2019

Horário: 14h30 às 17h30

 

Clique aqui para fazer sua inscrição.

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Novo Sistema de Gestão do AFD

O Novo Sistema de Gestão do AFD será disponibilizado na plataforma SIGEPE com o objetivo de agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, integrar demais módulos, bem como resguardar os direitos e os deveres dos órgãos e entidades do SIPEC. 

Esta evolução trará vários benefícios para os usuários, tais como:

1 - Integração com SIAPE e SIGEP, diminuindo a necessidade de solicitar carga pontuais e compartilhamento de pastas;
2 - Acesso aos assentamentos dos servidores por meio do nome do servidor, CPF e matrícula;
3 - Pesquisas por UPAG, UORG e Situação Funcional;
4 - Usabilidade Padrão SIGEPE;
5 - Assinatura digital nos documentos dentro da plataforma AFD;
6 - Acesso ao sistema somente via certificado digital;
7 - Conversão de documentos WORD para PDF/A e OCR e conversão PDF para PDF/A dentro da plataforma AFD até 2,5MB.

 

É importante ressaltar que para utilizar o Novo Sistema de Gestão do AFD todos os operadores precisam estar com e-mail institucional cadastrado no SIGEPE.

 

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
02/10/2018 - Comunicação aos usuários;
08/10/2018 - Disponibilização de tutorial;
19/10/2018
- Disponibilização aos cadastradores parciais de orientação sobre como dar permissão para os novos operadores via SIGAC;
22/10/2018
- Conclusão da 1ª etapa de migração – Transferência dos arquivos do ambiente do atual SGAFD para o ambiente do SIGEPE;
- Suspensão da funcionalidade de incluir documento no atual SGAFD;
- Liberação de acesso para consulta aos usuários do Novo Módulo AFD;
- Liberação de cadastramento de operadores pelos cadastradores parciais;
01/11/2018 - Início de operação no Novo Módulo AFD no SIGEPE;
15/11/2018
- Liberação da atualização do Curso EAD na ENAP;
- Conclusão da 2ª etapa de Migração - Disponibilização dos documentos na pasta dos servidores;
31/12/2018 - Inativação do acesso ao atual SGAFD.

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Confirmação de dados - IRP nº 3/2018 - AFD

Comunicado aos Dirigentes de Gestão de Pessoas

Visando dar continuidade aos trabalhos da IRP nº 3/2018, que trata do Assentamento Funcional Digital, informamos que as unidades de gestão de pessoas que fizeram a adesão no prazo estipulado (11/06) devem realizar uma confirmação.

Assim, o RH deverá entrar em contato com a sua área de licitações ou compras para que façam a confirmação no SIASG (ComprasNet).

Esse procedimento deverá ser feito até amanhã (14/06), caso contrário, a adesão será excluída automaticamente pelo sistema. A confirmação deverá ser feita SOMENTE pelos órgãos que aderiram dentro do prazo de 11/06/2018.

Atenção! É necessário confirmar os dados que foram inseridos, sendo vedado realizar alterações no SIASG.

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O Ministério do Planejamento informa que encontra-se aberta a Intenção de Registro de Preços (IRP) para o AFD

Levando-se em consideração as necessidades apontadas pelo projeto Assentamento Funcional Digital (AFD) e a proximidade do término do prazo para a sua implantação, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) elaborou processo de contratação de empresa especializada em digitalização para atender as unidades de gestão de pessoas que não têm disponibilidade de mão de obra para a realização das atividades de digitalização do legado do AFD.   

O processo licitatório na modalidade pregão objetiva viabilizar o atendimento à Portaria SEGRT nº 04, de 10 de março de 2016, assim, a opção de contratação de empresa prestadora do serviço é exclusiva para digitalização dos assentamentos funcionais dos servidores das unidades de Recursos Humanos, ou seja, das UPAGs dos órgãos integrantes do SIPEC.

Nesse sentido, a UPAG interessada em aderir à contratação deve fazê-la no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados de hoje, dia 28 de maio de 2018.

Para facilitar o trabalho das unidades, o MP disponibiliza Cartilha, que trata da elaboração de estimativas de volume de documentos para digitalização do legado do AFD, e Calculadora para auxiliar as UPAGs.

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Orientação sobre erro no AFD dos documentos gerados no Módulo Requerimento 

Recentemente, muitos servidores visualizaram erro no Módulo Requerimento do Assentamento Funcional Digital - AFD.

O erro se deu no campo "Lista de Assentamentos", que apresentou o nome GED SIGEPE, ao invés do nome do servidor.

O problema já foi solucionado, porém, caso ainda ocorra algum erro, favor informá-lo pelo e-mail sgp.afd@planejamento.gov.br

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Quantitativo de Documentos Inseridos no AFD

Atingimos a marca de 601.727 documentos inseridos no Assentamento Funcional Digital - AFD, desde a sua criação, em 1º de julho de 2016.

A colaboração dos órgãos é essencial para alcançarmos a meta.

Assim, nos colocamos à disposição para sanar dúvidas e realizarmos treinamentos.

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Orientação sobre Mensagem de Erro nos Navegadores:

Recentemente, muitos servidores têm recebido mensagem de erro quando tentam acessar o sistema AFD.

Isto ocorreu porque o certificado do AFD venceu e teve que ser renovado, sendo assim necessário o browser reconhecer este novo certificado.

A mensagem apresentada é “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”. Ela vem ocorrendo nos navegadores mais utilizados: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.

Tal mensagem significa que os certificados de segurança emitidos no âmbito da ICP-Brasil utilizados nos servidores do AFD não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores utilizados para navegação na internet.

Para que as mensagens não sejam mais apresentadas e o usuário consiga realizar o acesso ao AFD, serão necessários estes procedimentos:

Atualizar a cadeia de certificados dos navegadores, seguindo os seguintes passos:

Passo 1: Acessar o endereço: http://www.iti.gov.br/icp-brasil/navegadores;
Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.

 

Após realizar o procedimento, reinicie o navegador e realize novamente o acesso ao Sistema.

Para alguns navegadores, apesar da realização do procedimento anterior, a mensagem de erro será apresentada novamente. Nesse caso, clique na opção “avançado” e prossiga com o acesso.


 

Nos dias 30/11 e 01 de dezembro de 2017, foi realizado treinamento patrocinado pelo Instituto Federal de São Paulo, com a participação de 30 pessoas dos Campis de São Paulo, para a implantação do AFD na instituição.

No treinamento, foram abordados os seguintes temas:

1 - Contextualização;

2 - Legislação;

3 - Capacitação EAD;

4 - Etapas do SGAFD;

5 - Suporte usuários - Site;

6 - Orientações técnicas 

7 - Inclusão de Servidores e novos documentos;

8 - Fluxo AFD;

9 - Funcionalidades do Sistema AFD.

 Ocorreu também aula prática, onde houve simulação do processo de higienização, numeração, digitalização, assinatura e inserção dos documentos no SGAFD.

 Confira abaixo alguns momentos:

 Treinamento IFSP



 

Links para acessar os sistemas:

 

Projeto

Normativos & Comunicas

Orientações Técnicas

Tabela de Documentos Funcionais

Capacitação

Eventos

Perguntas Frequentes

Tutoriais

Contratação

Documentos