Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Oportunidades > 2019 > Nível superior – Ministério do Desenvolvimento Regional (DF)

Nível superior – Ministério do Desenvolvimento Regional (DF)

por mrsena publicado 17/07/2019 11h30, última modificação 17/07/2019 11h30
Movimentação. Exercer suas atribuições na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, atuando no mapeamento de intervenções com aplicação de recursos de Defesa Civil e modelagem de meta-dados georreferenciado. PROJETO 6
Status: Aberto
Unidade de lotação: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
Local de atuação: Brasília (DF)
Nível de escolaridade: Formação em nível superior nas áreas de conhecimento ligadas à engenharia, arquitetura, administração, estatística, geografia, geologia, economia e contabilidade.
Cargo: PGPE
Quem pode se candidatar:
Servidor e/ou empregado público federal
Gratificação: Não há

Descrição da vaga


A SEDEC atua em prevenção, preparação e resposta a desastres. O principal instrumento de apoio disponível aos entes federativos afetados por riscos e desastres é a transferência de recursos financeiros emergenciais, no âmbito das disposições da Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, que dispõe sobre as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres e sobre o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil; e dá outras providências (Redação dada pela Lei nº 12.983, de 2014).

Com o objeto de apoiar a tomada de decisão do gestor federal quanto à assertividade de atendimento aos pleitos de prevenção, resposta/reestabelecimento e reconstrução propõe-se o georreferenciamento das ações realizadas com recursos do Governo Federal nos últimos 10 anos, objetivando a espacialização dos investimentos e a composição de banco de meta-dados. Tal banco irá, no futuro, integrar-se com as ações inseridas no S2iD, as quais já estão geoespacializadas.

Este projeto irá possibilitar a obtenção de informações básicas relacionadas aos tipos de ações, seus custos e recorrências em diversos recortes territoriais, assim como o seu cruzamento com os mapeamentos de áreas de risco e de atenção para a defesa civil.

Outro aspecto relevante será a disponibilização de dados históricos que podem apoiar a tomada de decisão durante a análise de novos pleitos, subsidiando com métricas de valores e dados de recorrência de eventos similares.

Atividades


 

  • Avaliação, modelagem e estruturação de procedimentos e processos;
  • Análise de cenários e elaboração de business cases (casos de negócio);
  • Especificação de soluções de tecnologia ou processo;
  • Análise de aplicabilidade de soluções e opções tecnológicas;
  • Desenvolvimento de processo de para desenvolvimento e implementação de modelo georrenferenciado e bando de meta-dados para apoio nos processos de prevenção, restabelecimento de serviços essenciais e de reconstrução.


    Requisitos


     

    • Ser servidor e/ou empregado público federal;
    • Formação em nível superior nas áreas de conhecimento ligadas à engenharia, arquitetura, administração, estatística, geografia, geologia, economia e contabilidade; e
    • Cumprir jornada semanal de 40 (quarenta) horas, resguardadas as disposições legais específicas.


    Como se candidatar


     

    • Os interessados devem enviar currículo para cgea@mdr.gov.br, com o título da mensagem "Seleção Proteção e Defesa Civil", e no subtítulo indicar o projeto de interesse, no período de 27 de julho até 27 de agosto de 2019.
    • Os selecionados receberão a resposta por e-mail para agendamento de entrevista.

    Após o resultado do processo seletivo, os candidatos selecionados terão sua alteração de lotação ou exercício, conforme disciplina do instituto de movimentação para compor força de trabalho na Portaria nº 193, de 3 de julho de 2018.