Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Oportunidades > 2019 > Nível superior – Ministério do Desenvolvimento Regional (DF)

Nível superior – Ministério do Desenvolvimento Regional (DF)

por mrsena publicado 17/07/2019 11h25, última modificação 17/07/2019 11h25
Movimentação. Exercer suas atribuições na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, atuando no estabelecimento de custos paramétricos e referenciais para aplicação de recursos de Defesa Civil. PROJETO 5
Status: Aberto
Unidade de lotação: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
Local de atuação: Brasília (DF)
Nível de escolaridade: Formação em nível superior nas áreas de conhecimento ligadas à engenharia, arquitetura, administração, estatística, geografia, geologia, economia e contabilidade.
Cargo: PGPE
Quem pode se candidatar:
Servidor e/ou empregado público federal
Gratificação: Não há

Descrição da vaga


A SEDEC atua em prevenção, preparação e resposta a desastres. O principal instrumento de apoio disponível aos entes federativos afetados por riscos e desastres é a transferência de recursos financeiros emergenciais, no âmbito das disposições da Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010,  que dispõe sobre as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres e sobre o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil; e dá outras providências (Redação dada pela Lei nº 12.983, de 2014).

No intuito de promover celeridade na disponibilização dos recursos financeiros emergenciais a lei 13.340/2010 estabeleceu um rito mais simplificado que, ao passo que dinamizou o processo de liberação, interpôs um desafio à SEDEC que necessita realizar a liberação do montante sem o lastro prévio das tabelas referenciais de custos.

Com isso, resta evidenciada a necessidade de estabelecimento de um processo de realização de análises de custos de forma otimizada que, ao tempo em que permita a utilização de lastro referencial confiável, não provoque retardos no processo desqualificando-o como emergencial. Diante desse cenário, entendeu-se como necessária a construção de um procedimento de custos paramétricos.

O servidor selecionado atuará em projeto de desenvolvimento de base de custos paramétricos envolvendo pesquisa de fontes referenciais, avaliação de tipologias de serviços de engenharia mais recorrentes nos processos de restabelecimento de serviços essenciais e de reconstrução.

Atividades


 

  •  Avaliação, modelagem e estruturação de procedimentos e processos;
  • Análise de cenários e elaboração de business cases (casos de negócio);
  • Especificação de soluções de tecnologia ou processo;
  • Apoio a decisões de make or buy (fazer ou adquirir); e
  • Análise de aplicabilidade de soluções e opções tecnológicas;
  • Desenvolvimento de processo de para desenvolvimento e implementação de custos paramétricos para utilização nas tipologias de serviços de engenharia mais recorrentes nos processos de restabelecimento de serviços essenciais e de reconstrução.


    Requisitos


     

    • Ser servidor e/ou empregado público federal;
    • Formação em nível superior nas áreas de conhecimento ligadas à engenharia, arquitetura, administração, estatística, geografia, geologia, economia e contabilidade; e
    • Cumprir jornada semanal de 40 (quarenta) horas, resguardadas as disposições legais específicas.


    Como se candidatar


     

    • Os interessados devem enviar currículo para cgea@mdr.gov.br, com o título da mensagem "Seleção Proteção e Defesa Civil", e no subtítulo indicar o projeto de interesse, no período de 27 de julho até 27 de agosto de 2019.
    • Os selecionados receberão a resposta por e-mail para agendamento de entrevista.

    Após o resultado do processo seletivo, os candidatos selecionados terão sua alteração de lotação ou exercício, conforme disciplina do instituto de movimentação para compor força de trabalho na Portaria nº 193, de 3 de julho de 2018.