Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Oportunidades > 2019 > Desenvolvimento de análises normativas e legislativas no âmbito da Sedec - nível superior - MDR (DF)

Desenvolvimento de análises normativas e legislativas no âmbito da Sedec - nível superior - MDR (DF)

por nbsantos publicado 27/09/2019 08h00, última modificação 06/09/2019 16h03 expirado
Movimentação de servidor ou empregado público federal de nível superior
Status: Aberto
Unidade de lotação: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
Local de atuação: Brasília (DF)
Nível de escolaridade: Nível superior 
Cargo
Quem pode se candidatar: Servidor e/ou empregado público federal;
Gratificação: Não há


Descrição da vaga


 Dentre as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, instituída pela Lei 12.608/12, destaca-se o inciso que nomeia a ‘participação da sociedade civil’ (inc VI, art 4º). Quanto aos objetivos da PNPDEC, o inciso XIII nomeia o ‘desenvolvimento da consciência nacional acerca dos riscos de desastres’.

Nesse sentido, a Sedec vem trabalhando para estimular a cultura em defesa civil e melhorar a capacidade técnica de gestores públicos municipais e estaduais por meio de ações de capacitação presencial e virtual. Destacam-se os cursos em gestão de riscos e desastres, cursos para o uso do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres – S2ID e o cursos em módulos para orientação para solicitação de apoio para ações de resposta e recuperação, entre os anos de 2012 e 2017.

Atualmente, a Sedec vem trabalhando para diversificar o portfólio de cursos de capacitação em defesa civil e fortalecimento do Sinpdec com acordos e parcerias com instituições como o CEPED/UFSC, Enap, Comitê Brasileiro de Barragens e Confederação Nacional dos Municípios, CPRM, CEMADEN, dentre outras.

No entanto, o quadro reduzido de servidores dificulta sobremaneira a execução dessas ações, fazendo com que todo o processo de decisão, produção e execução destas seja afetado.

Assim, o(a) servidor(a) selecionado(a) atuará nos processos de capacitação em todas as suas fases de criação e formatação dos cursos junto a outras instituições parceiras da Sedec, bem como nas fases de avaliação de conteúdo e de parâmetros pedagógicos dos cursos.

 

Atividades


  • Desenvolvimento de materiais e projetos de capacitação;
  • Avaliação de conteúdos de capacitação em defesa civil produzidos por parceiros institucionais;
  • Ministrar cursos e palestras em conteúdos relacionados à proteção e defesa civil;
  • Análise de processos relacionados ao fortalecimento e capacitação em defesa civil na plataforma SEI.

 

Requisitos


 

  • Ser servidor e/ou empregado público federal;
  • Formação em nível superior em qualquer área do conhecimento; e
  • Cumprir jornada semanal de 40 (quarenta) horas, resguardadas as disposições legais específicas.

Como se candidatar


 

  • Os interessados devem enviar currículo para dag.sedec@mdr.gov.br, com o título da mensagem "Seleção Proteção e Defesa Civil – Capacitação e Normatização", e no subtítulo indicar a área de interesse, no período de 27 de setembro até 27 de outubro de 2019.
  • Os selecionados receberão a resposta por e-mail para agendamento de entrevista.

Após o resultado do processo seletivo, os candidatos selecionados terão sua alteração de lotação ou exercício, conforme disciplina do instituto de movimentação.

Anexo

Edital_CGA-1_MDR