Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Oportunidades > 2019 > Biblioteconomia – Nível superior – Agência Nacional de Saúde Suplementar (RJ)

Biblioteconomia – Nível superior – Agência Nacional de Saúde Suplementar (RJ)

por nbsantos publicado 16/09/2019 00h00, última modificação 28/01/2020 15h35
Movimentação de servidor ou empregado público federal de nível superior
Status: Encerrado
Unidade de lotação: Gestão Documental e Arquivo
Local de atuação: Rio de Janeiro (RJ)
Nível de escolaridade: Nível superior em Biblioteconomia ou comprovação de estar enquadrado nos termos da Lei nº 7.504/86, e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região – CRB-7. Estar adimplente perante o referido Conselho com relação às suas anuidades, de acordo com o que versam os art. 29 e 38 da Lei nº 9.674/98. São equivalentes para todos os efeitos, os diplomas de Bibliotecário, de Bacharel em Biblioteconomia e de Bacharel em Biblioteconomia e Documentação.
Cargo: Não há
Quem pode se candidatar: Servidores da Administração Pública Federal, ocupantes de cargo efetivo, que possuam requisitos, aptidões, conhecimento, experiência e competências descritas no Edital de processo seletivo. 
Gratificação: Não há


Descrição da vaga


 

O processo seletivo visa o preenchimento de vagas na Coordenadoria de Gestão Documental e Protocolo. Nível superior em Biblioteconomia.

 

Atividades


 

Atividades: Tratamento do acervo físico e digital. No que se refere à Biblioteca Digital, os bibliotecários devem ser capazes de operar o Sistema de Gerenciamento de Biblioteca, preferencialmente o Sophia, adotado pela ANS. Neste sistema são aplicados os conhecimentos específicos relacionados à catalogação, indexação, classificação documentária, terminologia, tombamento, inventário, criação de repositórios digitais. Além das atividades relacionadas à operação do sistema, os bibliotecários são responsáveis pela normalização das publicações institucionais, atendimento ao usuário, empréstimo entre bibliotecas, preservação do acervo físico e da memória institucional.  As Atividades realizadas atualmente são: tratamento bibliográfico de acervos documentais, normalização, padronização e revisão de materiais bibliográficos, catalogação, classificação, indexação, inventário anual do acervo técnico informacional, realização de depósito legais junto ao Conselho editorial do Ministério da Saúde (CONED), tombamento de documentos, realização de empréstimos e alimentação dos repositórios digitais. Os serviços prestados pela Biblioteca da ANS atualmente são: normalização e catalogação das publicações institucionais, tratamentos bibliográficos, manutenção do repositório e preservação da memória institucional, aquisição de bônus do Comut e Comutação Bibliográfica, aquisição de livros e assinaturas de periódicos, pesquisa bibliográfica, administração da plataforma de gerenciamento digital da Biblioteca, dentre outras atividades.

 

Requisitos


Formação: Nível superior em Biblioteconomia ou comprovação de estar enquadrado nos termos da Lei nº 7.504/86, e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região – CRB-7. Estar adimplente perante o referido Conselho com relação às suas anuidades, de acordo com o que versam os art. 29 e 38 da Lei nº 9.674/98. São equivalentes para todos os efeitos, os diplomas de Bibliotecário, de Bacharel em Biblioteconomia e de Bacharel em Biblioteconomia e Documentação.

Conhecimentos Necessários: Experiência profissional em  Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas ou Arquivos de Organizações, Gestão da Informação e do Conhecimento, Organização do Conhecimento para recuperação da Informação, gestão documental ou em atividades correlatas.

Como se candidatar


 

O servidor deverá atualizar seu currículo no aplicativo Sigepe Talentos, conforme art. 4º da Instrução Normativa SGP nº 4, de 28 de dezembro de 2018.

Os currículos devem ser enviados por e‐mail para gerh@ans.gov.br com assunto “Movimentação de Pessoal - ANS” até a data 11/10/2019

Anexo

Edital_ANS_DIGES_RJ