Turbine sua Imunidade!

por Ascom publicado 18/05/2020 10h11, última modificação 18/05/2020 13h48

IMG-20200515-WA0030.jpgIngerir alimentos saudáveis, beber muita água, praticar alguma atividade física, evitar hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e beber, são algumas dicas de especialistas para garantir mais saúde e bem-estar para as pessoas, especialmente neste período de pandemia causada pelo coronavírus.

A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) reuniu algumas fontes alimentares das principais vitaminas para aumentar a imunidade:

- Zinco: carnes, principalmente a vermelha, e frutos do mar
- Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras.
- Selênio: castanha-do-Pará
- Vitamina A: queijo, gema de ovo, manga, mamão e cenoura
- Vitaminas do Complexo B: carne de fígado, ovos, legumes, verduras, principalmente brócolis e couve, cereais integrais e leites.
- Vitamina C: frutas cítricas, como laranja, maracujá, limão e abacaxi.
- Vitamina D: salmão, atum, sardinha, ovos e queijos.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) também divulgou algumas dicas de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico:

- Inhame: tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

- Vegetais de cor verde escura: fontes de ácido fólico, que auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores.

- Alimentos amarelos e laranjas: ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura e mamão.

- Alho: protege o coração e melhora o sistema imune, porque altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.

Capriche no seu prato e fique saudável!