Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Campanha #contecomigo #suavizeacurva Covid-19 > Páginas > Páginas dos Hyperlinks > Ao Trabalho! > Dicas para conciliar o trabalho em casa com a presença dos filhos

Dicas para conciliar o trabalho em casa com a presença dos filhos

por Ascom publicado 08/04/2020 19h19, última modificação 08/04/2020 19h19

Deixe claro sobre a seriedade do momento
Explique para seus filhos o que é o coronavírus, como é transmitido e quais os cuidados que precisam ser tomados. A Universidade Federal de Mato Grosso criou uma cartilha específica para as crianças. Vale a pena dividir com os pequenos: https://www.mtciencia.com.br/coronavirus/

O trabalho continua
É necessário conversar com os filhos sobre as mudanças que precisaram acontecer para evitar a transmissão do vírus. Eles precisam entender que, neste momento, o papai e/ou a mamãe não podem estar fora, mas que o trabalho é muito importante, precisa continuar e, para isso, dependem da colaboração de todos em casa.

Peça ajuda e compartilhe responsabilidades
Se os pais estão trabalhando em casa, é importante se programar para que cada um possa ter tempo disponível para realizar o trabalho agendado para o dia. Criar uma rotina deixando claro quem estará responsável pelos filhos em cada situação pode ser muito útil. Outros membros da família ou filhos maiores também podem ajudar por algumas horas com as crianças enquanto os pais participam de uma reunião ou ligação importante.

Organize sua agenda e também as atividades das crianças
Uma ótima ideia para a nova rotina é programar um tempo exclusivo para trabalhar. Aproveite as sonecas ou deixe as crianças fazendo atividades lideradas por elas mesmas.
Enquanto os filhos estão entretidos, faça aquela ligação importante ou aquele trabalho que exige atenção total. Já para as crianças maiores, vale continuar agendando um horário de silêncio no quarto. Deixe claro que eles não precisam dormir, mas sim ficar em silêncio, lendo um livro ou assistindo a um filme, por exemplo.

Seja realista com seu chefe e com seus colegas
É o momento de ter uma conversa franca com seu chefe e com sua equipe sobre os horários e expectativas em relação ao trabalho. Determine seu compromisso com as atividades profissionais, mas também deixe claro que você não estará disponível em certo horário para cuidar dos filhos, por exemplo.

Aborde todas as partes do seu trabalho que podem ser afetadas pelo home office. Seja claro e alinhe as entregas para evitar sobrecarga e frustrações.

Faça o seu melhor, com carinho e responsabilidade.

#contecomigo